Artigos

DataOps: o que é e quais são as vantagens para sua empresa?

O DataOps é uma metodologia de produção que busca interligar equipes com o objetivo de entregar mais resultados utilizando menos esforço.

Com grandes mudanças mundiais, as áreas de tecnologia naturalmente encontram oportunidades para se adaptar e desenvolver novos métodos e planos de ação, formas de se reinventar e contribuir com a construção do “novo normal”.

Em meio a quantidades cada vez maiores de dados, é de suma importância que as corporações incluam a ciência de dados a seus processos, produtos e fluxos de trabalho.

Assim como na época da primeira revolução industrial, quando quem possuía acesso às fontes de energia acabava por ter vantagem competitiva, atualmente, na quarta revolução industrial, a posse e a manipulação adequada de grandes volumes de dados é o que determina quais serão os gigantes da indústria global.

Neste post apresentamos o DataOps e as principais vantagens oferecidas para sua empresa. Continue lendo e saiba mais!

O que é DataOps?

O DataOps, assim como a cultura e metodologia Devops, objetiva a união de setores. Esta estrutura convergente entre diferentes áreas e equipes já é bem conhecida e utilizada.

A receita consiste em unir profissionais de várias disciplinas para integrar seus conhecimentos de forma a acelerar o desenvolvimento e a evolução de ferramentas e processos.

Esse gerenciamento de dados corporativos é pensado para a era da Inteligência Artificial, aprimorando e cuidando do uso que a sua organização faz dos dados.

Qual a diferença entre DataOps e DevOps?

Enquanto DevOps é uma cultura que busca a união dos profissionais de desenvolvimento com os de operação, o DataOps é também uma convergência de diferentes áreas, mas, dessa vez, entre os profissionais de dados e os que operacionalizam as ferramentas que irão manipular esses dados.

Quais são as vantagens do DataOps?

Essa nova metodologia surge para gerar impacto positivo nas mais diversas organizações, diminuindo a distância entre equipes e tornando potencialmente mais ágil a entrega de produtos.

Empresas que adotaram o DataOps perceberam os resultados positivos em todas as suas escalas corporativas.

Vale ressaltar que embora esse método esteja mais associado às eficiências operacionais, todas as melhorias estão relacionadas não apenas à agilidade, mas também à segurança.

Avaliar os processos atuais

Em se tratando de processos relativos a dados, muitas vezes as companhias insistem em tratar e avaliar esse tipo de situação de forma não analítica.

Quando se percebe a importância de uma orientação a dados na hora da tomada de decisões críticas e não críticas, naturalmente cria-se um impulso interno para reavaliar ou até mesmo criar outros processos, o que é inevitável nos dias atuais para se obter vantagem competitiva.

Diminuir os erros

Também é natural que processos concebidos de forma analítica tenham uma melhor governança e suportem mais etapas automatizadas em seus fluxos.

Esse tipo de abordagem também traz conceitos de versionamento e melhoria contínua, o que reduz consideravelmente a possibilidade de erros a cada ciclo.

Incentivar a colaboração

O caráter interdisciplinar da cultura de DataOps acaba por proporcionar um intercâmbio de conhecimento que, dependendo do perfil das equipes, poderá alcançar o “melhor dos mundos”, considerando as convergências entre as especialidades.

Gostou do nosso post? Compartilhe com seus colegas de empresa e entre de cabeça na cultura DataOps para melhorar os resultados do seu negócio!

(Imagens: divulgação)

Avatar

Autor

Relacionamento CL9 - Tecnologias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Design by VENONE Agência de design