Artigos
CL9 Tecnologias

O que são os Pontos de Troca de Tráfego e para que servem?

Para entender o que são os Pontos de Troca de Tráfego, é preciso abordar primeiramente essa grande ferramenta chamada internet. Essa gigante veio para trazer um renovo ao mundo em sociedade em um âmbito geral, atingindo de forma direta os meios profissionais.

Ela é tão fundamental e complexa que demanda vários responsáveis para seu bom funcionamento.

A verdade é que a rede mundial de computadores exige uma infraestrutura robusta.

Vamos imaginá-la como um grande data center, onde os maiores provedores fornecem acesso e conteúdo, executando os Pontos de Troca de Tráfego, os PTTs.

É dessa forma que são entregues aos usuários conexões seguras, rápidas e confiáveis.

Perceba, também, que a internet não é uma rede exclusiva, mas, sim, distribuída em múltiplos grupos de redes gerados pelos mais diversos provedores.

Neste post vamos mostrar mais sobre esse conceito e quais são os principais Pontos de Troca de Tráfego do Brasil. Continue a leitura e confira.

Como os Pontos de Troca de Tráfego funcionam?

Os Pontos de Troca de Tráfego são onde as interligações dos provedores ocorrem de forma direta ou indireta, tendo como objetivo efetuar a troca de dados digitais.

Com isso, os usuários domésticos e comerciais realizam seus acessos ou acabam atuando também na publicação de conteúdos.

Os PTTs são bases de conexão para que se possa ligar os servidores, facilitando o tráfego de informações, entregando o serviço aos usuários de forma ágil.

Qual a sua importância?

CL9 Tecnologias
CL9 Tecnologias

A existência dos Pontos de Troca de Tráfego é de suma importância para todo o funcionamento da web, pois economiza o trânsito de pacotes e mantém o tráfego mais perto do cliente final. Não é à toa que diversos administradores de PTTs demandam grandes investimentos para dispor de mais pontos.

Por ser uma ferramenta comercializável, tornou-se geradora de renda para diversas empresas, que nasceram com o objetivo de expandir mercado, oferecendo um produto que traz benefícios para toda conexão existente na internet.

Vale lembrar que para oferecer esse produto, as empresas devem garantir alguns requisitos, como a boa qualidade, custos baixos, neutralidade e obter alta disponibilidade, entendendo a grande demanda de mercado que se multiplica exponencialmente a cada dia.

Quais são os Pontos de Troca de Tráfego do Brasil?

CL9 Tecnologias
CL9 Tecnologias

Hoje, os PTTs do Brasil são reconhecidos pelo Ministério das Comunicações através da Agência Nacional de Telecomunicações e da Superintendência de Competição (SCP), que são as seguintes conforme publicado no diário oficial da União:

PONTOS DE TROCA DE TRÁFEGOGRUPO(S) ECONÔMICO(S)
SÃO PAULO/SPOi, Telefônica, Claro, Algar e TIM
RIO DE JANEIRO/RJOi, Telefônica, Claro, Algar e TIM
PORTO ALEGRE/RSOi, Telefônica, Claro e TIM
FORTALEZA/CEOi, Telefônica, Claro e TIM
CURITIBA/PROi, Telefônica, Claro, Algar, Copel e TIM
BRASÍLIA/DFOi, Telefônica, Claro, Algar e TIM

Vale destacar também que em 2020, em meio a pandemia em razão da Covid-19, o Brasil registrou recorde de 12,8Tb/s de troca de tráfego no IX.br de acordo com a Nic.br.

Devemos destacar a participação do país neste mercado, com a tecnologia chegando com mais facilidade nos lares brasileiros através de aplicativos, aparelhos e muitas outras plataformas que vêm popularizando e democratizando cada vez mais o acesso à internet.

Fique por dentro de temas relevantes do mundo da tecnologia e acompanhe mais posts como esse no nosso blog.

Avatar

Autor

Relacionamento CL9 - Tecnologias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Design by VENONE Agência de design