realidade-virtual-e-realidade-aumentada-como-utilizar-essas-tecnologias-na-TI

Realidade Virtual e Realidade Aumentada: como utilizar essas tecnologias na TI?

Realidade Virtual e Realidade Aumentada: muito tem se falado sobre essas tecnologias atualmente.

A tecnologia, de modo geral, sempre busca romper barreiras ou encontrar formas de anular seus efeitos.

Em um mundo onde a informação e as interações precisam ocorrer em tempo real, independentemente da distância entre os indivíduos ou locais, novas opções surgem como forma de otimizar processos, melhorar resultados e ganhar velocidade e melhora de vida.

Apesar das diferenças entre os conceitos de Realidade Virtual e Realidade Aumentada, o objetivo das duas é imergir o usuário em experiências com elementos virtuais como se eles estivessem materializados.

A diferença é que interações assim ganham enorme escala, possibilitando que milhares de pessoas acessem o mesmo espaço virtual simultaneamente, algo fisicamente impossível.

Ficou curioso para saber mais sobre essas tecnologias e como aplicá-las na TI? Continue lendo nosso post!

O que é, exatamente, Realidade Virtual e Realidade Aumentada?

Enquanto a Realidade Virtual cria todo um ambiente simulado por computador, a Realidade Aumentada insere objetos, elementos ou interações virtuais em um ambiente real.

Quando você está jogando em um simulador de voo, por exemplo, trata-se de Realidade Virtual.

São reproduções virtualizadas de espaços físicos, porém geradas totalmente por computador.

Já um bom exemplo de realidade aumentada é o jogo Pokémon Go, que insere os monstrinhos virtuais nos espaços físicos por onde você passa, possibilitando sua interação com eles.

Também existem apps que conseguem medir objetos e distâncias apresentando informações em tempo real na tela ou, até mesmo, inserindo móveis virtuais na sua sala para ajudar a escolher o tamanho e as cores da mobília nova.

A Realidade Virtual e Realidade Aumentada têm impacto direto na criação de tecnologias e permite muitas utilizações corporativas e educacionais, inclusive na área de TI.

Como a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada podem ser utilizadas na TI?

Esse mecanismo é a interface do futuro entre grupos de pessoas, sistemas e mecanismos diversos.

Logo não será necessário abrir um notebook para acessar um relatório ou obter instruções para algum procedimento.

A Realidade Virtual e Realidade Aumentada prometem revolucionar o mercado através do seu uso.

Vejamos alguns exemplos.

Visualização de dados

Já é possível inspecionar linhas de produção e verificar informações de monitoramento dos equipamentos sem que haja qualquer tela ou display.

Com óculos de Realidade Aumentada, as informações literalmente brotam no seu campo de visão de acordo com o local por onde você está passando e também considerando o equipamento mais próximo.

Isso também pode ser feito para visualizar dados sensíveis em um relatório impresso, que podem ser substituídos por um QR code que, ao ser enquadrado pelo seu smartphone, renderiza a informação para que só você a veja.

Treinamento de novos colaboradores

Utilizar Realidade Aumentada e Realidade Virtual no treinamento de novos colaboradores permite que esse tipo de aula, informação ou processo seja reproduzido quantas vezes for necessário para que o novo membro do time se ambiente, independentemente do horário, sem interferir na agenda e disponibilidade de outros funcionários da empresa.

Capacitações

Assim como nos treinamentos, a interação com objetos virtuais mesclados aos reais, possibilita uma verdadeira prática aplicada do conhecimento.

Em aulas de anatomia, por exemplo, pode-se manipular órgãos na Realidade Aumentada e analisar todos os detalhes dos processos necessários em cada procedimento cirúrgico ou de exame.

E o melhor de tudo é poder oferecer essa experiência de maneira escalável, para milhares de alunos simultaneamente.

O mesmo vale para outras áreas como engenharia, mecânica, etc.

Na área de TI, poder avaliar objetos em alto grau de detalhes e sem equipamentos especializados e caros é um alavancador do acesso à capacitação de qualidade nunca visto antes.

Prototipagem

Desenvolver projetos e poder testar protótipos virtuais também é algo que chega para reduzir e democratizar o acesso a produtos de ponta.

A Realidade Virtual e Realidade Aumentada influencia drasticamente na qualidade do produto final e na qualidade do projeto.

Gostou desse conteúdo? Continue no nosso blog e veja mais conteúdos como esse!

(Imagens: divulgação)


Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on tumblr
Tumblr

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *