Artigos

Por que fazer a migração do datacenter local para nuvem?

A migração do datacenter local para nuvem já estava em expansão, mas, durante o período de home office, se tornou uma grande tendência.

Isso se deu, principalmente, pela grande mobilidade que ela oferece para os colaboradores, além de ser uma solução com um baixo custo.

No post de hoje vamos falar sobre essa solução e como ela pode ajudar a sua empresa, e ainda listar as principais vantagens que ela oferece para o seu negócio.

Continue lendo e tire todas as suas dúvidas sobre a migração do datacenter local para nuvem.

A tendência de migração do datacenter local para nuvem

A pandemia teve um grande impacto na nossa sociedade de forma geral, fazendo muitas pessoas pararem de trabalhar em escritórios e passassem a ter a sua rotina profissional em casa.

Assim, surgiu uma nova demanda no mercado: a disponibilização de todos os softwares, informações e dados de forma remota.

Essa área da TI já estava em crescimento, mas se intensificou durante esse ano.

Para suprir essa demanda, houve um grande aumento na procura de soluções em nuvem. 

De acordo com um levantamento da empresa Gartner, conhecida mundialmente pelas suas pesquisas de tendências do mercado, a venda de Desktop como Serviço teve um aumento de 95,4%.

Isso só mostra como as empresas buscaram maneiras rápidas e baratas de adaptarem os seus processos para não se prejudicar com o isolamento social.

Além disso, alguns levantamentos já mostram que cerca de 70% das empresas pretendem continuar no regime home office após a pandemia.

Dessa forma, torna-se evidente que a migração do datacenter local para nuvem é uma tendência que veio para ficar.

Quais são as vantagens da migração do datacenter local para nuvem?

Como principais vantagens da migração do datacenter local para nuvem podemos citar:

Diminuição de custos

A migração do datacenter local traz uma diminuição de custos significativa para a empresa.

Isso se dá, principalmente, pelo fato de não exigir nenhum tipo de manutenção que consiste em um gasto elevado ao ter um datacenter local.

Além disso, a empresa também não precisará investir em novos equipamentos quando os seus se tornarem ultrapassados ou estragarem.

A partir do pagamento mensal, sua empresa não precisará se preocupar com nada relacionado à manutenção, apenas utilizar o serviço.

Aumento da segurança

Outro grande benefício está no aumento da segurança.

A empresa contratada é a responsável por fornecer proteção contra invasões de hackers e, em muitos casos, fazer backups periódicos.

Através de protocolos avançados e soluções profissionais, todos os dados do seu negócio estarão ainda mais seguros.

Mais mobilidade

Apesar de já termos falado sobre a mobilidade que a migração do datacenter local oferece, ela vale ser ressaltada novamente.

Se a sua empresa trabalha com home office e deseja trazer mais eficiência e segurança para os processos, a nuvem é uma ótima solução.

E não é preciso trabalhar somente remotamente para usar a nuvem. 

Ela é indicada também para o regime de trabalho híbrido, onde o colaborador trabalha na empresa e na sua casa, dependendo do serviço e do dia da semana.

Há ainda as empresas que, apesar de terem jornadas presenciais, optam por essa solução pelos outros benefícios que ela oferece, principalmente pela diminuição de custos com os equipamentos do datacenter.

Outro grande benefício está em a nuvem ser ecologicamente correta, ideal para empresas que desejam investir na área da TI verde.

Conte conosco para investir na migração! Somos especializados em soluções de cloud e podemos, juntos, traçar um bom planejamento para o seu negócio. Entre em contato conosco para saber sobre a migração do datacenter local para nuvem.

(Imagens: divulgação)

Avatar

Autor

Relacionamento CL9 - Tecnologias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Design by VENONE Agência de design