Artigos

Conheça os desafios da EAD e como superá-los!

Os desafios da EAD precisam ser superados para garantir a qualidade da educação nesses tempos de Covid-19.

Segundo dados do INPE, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, a educação a distância no Brasil cresceu, entre 2009 e 2019, 378%.

Essa tendência deve ser acelerada em função do avanço da pandemia do Coronavírus que faz com que as escolas públicas e particulares busquem na EAD a solução para a continuidade dos estudos dos jovens e crianças.

Muitas universidades já adotam esse modelo há bastante tempo e sabem que é preciso manter a qualidade de seus cursos, por isso, buscam constantemente por soluções tecnológicas para oferecer serviços adequados aos seus alunos, ainda que enfrentem alguns entraves.

Nesse post vamos mostrar mais sobre os desafios da EAD e o que fazer para superar essas barreiras. 

Quais são os desafios da EAD?

Os principais desafios da EAD no Brasil estão relacionados a:

Falta de acesso universal à internet

Mesmo com a popularização da internet em todo o Brasil, o país ainda é carente na oferta de tecnologia para atender toda a demanda.

A internet de qualidade é um problema que restringe o acesso de grande parte da população brasileira às aulas virtuais, o que acaba dificultando e criando barreiras para o sucesso da EAD, especialmente, nas classes menos privilegiadas.

Capacitação docente

A capacitação docente é outro sério problema enfrentado na área.

Segundo dados do Instituto Crescer, 46% dos professores não sabem se os alunos aprendem nas aulas online.

A pesquisa foi realizada com 528 professores da educação básica e ensino superior que atuam em instituições públicas e privadas, 61% deles dizem terem aprendido sozinhos a utilizar as tecnologias disponíveis para as atividades virtuais.

Falta de investimento em pesquisas

A falta de investimento em pesquisas também pode comprometer o aprendizado e é um dos grandes desafios da EAD.

Esse problema, também encontrado nos sistemas de educação tradicional, diz respeito à falta de pesquisas de cunho científico que possam facilitar e contribuir para o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem.

Falta de recursos tecnológicos adequados

A qualidade da educação à distância é comprometida quando os recursos tecnológicos utilizados são inadequados para as atividades.

Não há como obter bom aproveitamento dos alunos se a qualidade de áudio e vídeo estiverem comprometidas. 

Além disso, é necessário que a interação entre aluno e professor esteja disponível em tempo real, possibilitando a troca de comunicação.

Como superar os desafios da EAD?

Não há como superar os desafios da EAD sem que existam investimentos em tecnologia.

O Governo precisa disponibilizar serviços de internet a toda a população, pois, faz parte do direito humano o acesso à:

  • informação, 
  • educação, 
  • cultura.

Já as instituições de ensino precisam investir na capacitação dos docentes, apresentando as tecnologias disponíveis e como proceder para garantir qualidade nos conteúdos e nas aulas.

As pesquisas de cunho científico precisam evoluir e buscar as melhores alternativas para garantir o aprimoramento das aulas e do relacionamento entre professores e alunos, ainda que a distância.

Os recursos tecnológicos adequados devem fazer parte da estrutura das instituições de ensino para garantir:

  • conectividade,
  • velocidade,
  • flexibilidade,
  • segurança.

Os desafios que envolvem a tecnologia podem ser superados com a escolha de parceiros estratégias, como empresas especializadas em tecnologia que estejam dispostas a compreender as necessidades específicas de sua instituição.

A CL9 Tecnologias oferece ao mercado desde 2011 serviços de consultoria e soluções em Cloud Computing público, privado e híbrido.

Se a sua instituição de ensino busca alternativas para vencer os desafios da EAD, conte conosco. Acesse nosso site para conhecer nossa estrutura e capacidade de atendimento!

(Imagens: divulgação)

Avatar

Autor

Relacionamento CL9 - Tecnologias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Design by VENONE Agência de design