Artigos

3 desafios do home office e como superá-los!

A pandemia da Covid-19 acelerou um processo que vinha ganhando espaço no mercado já há algum tempo, o trabalho realizado de casa. No entanto, alguns desafios do home office exigem superação por parte das empresas.

O trabalho à distância tornou-se comum e passou a fazer parte da realidade de muitos empreendimentos, sem que esses estivessem prontos para essa situação.

Segundo a empresa de consultoria Infojobs, o número de vagas para atividades remotas atingiu um crescimento de 85% no mês de janeiro de 2021 se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Isso significa que muitas empresas ainda estão se adaptando à nova realidade.

Em contrapartida, acredita-se que mesmo com o término da pandemia muitas atividades continuarão sendo realizadas de forma remota, pois, as vantagens com esse modelo são visíveis, tais como:

  • aumento da produtividade,
  • eliminação do estresse no trânsito,
  • redução de custos de estrutura, como locação de escritório e demais despesas.

Nesse post apresentamos os três principais desafios do home office que precisam ser vencidos para que a qualidade e o sucesso do trabalho remoto façam parte da operação da sua empresa. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Quais são os desafios do home office?

Os três principais desafios do home office para as empresas e suas equipes são passíveis de soluções, desde que medidas sejam tomadas. Vamos conhecer cada um deles:

Falta de comunicação

Um dos principais desafios do trabalho home office está na falta de comunicação entre os membros da equipe.

A maioria das tarefas exige a integração entre os setores e colaboradores, onde o relacionamento é essencial para o sucesso da operação.

O distanciamento físico tende a dificultar a comunicação entre as pessoas, o que pode ser um problema sério para as empresas, comprometendo a qualidade e agilidade das operações.

Preocupação com a segurança de dados

A partir dos trabalhos realizados nas residências dos colaboradores, o acesso aos dados da empresa precisam estar disponíveis para que esses possam desenvolver as tarefas, geralmente em nuvem.

A preocupação com a segurança passa a ser fundamental para a operação.

Todo o cuidado precisa ser tomado para evitar que as informações sejam hackeadas e problemas mais sérios possam acontecer a nível de segurança.

Vale lembrar ainda que, a partir da Lei Geral de Proteção de Dados, a responsabilidade do armazenamento de qualquer informação de terceiros pela empresa é de sua própria responsabilidade.

Separação da vida pessoal da profissional

O terceiro desafio que também pode ter reflexos nas atividades profissionais está na falta de separação das atividades pessoais e tarefas que envolvem a empresa.

Por tratar-se de uma novidade para a maioria dos colaboradores, muitos não sabem como organizar sua rotina para não misturarem as atividades e manter a atenção focada nas tarefas a serem realizadas.

O contrário também acontece: muitos possuem dificuldade de se desligarem e não conseguem descansar adequadamente.

É preciso ter uma política de divulgação de informações a respeito da saúde mental e a importância do equilíbrio no ambiente de trabalho, ainda que realizado em casa.

Como superar os desafios do home office?

Para superar esses desafios, a empresa precisa investir em treinamento comportamental, além de ajustar os processos de cada tarefa.

Com relação à comunicação e a segurança de dados, duas medidas podem ser tomadas:

Conte com uma plataforma online

Para potencializar a comunicação entre a equipe é importante disponibilizar uma plataforma online onde todos possam, a qualquer momento, trocar informações. 

É necessário que a solução atenda as necessidades atuais, mas que possibilite a expansão de usuários mantendo a qualidade no acesso, velocidade contratada e segurança para lidar com ataques cibernéticos.

A plataforma online aproxima as pessoas e facilita os processos, sem que o colaborador tenha que buscar por outros recursos para se comunicar.

Algumas ferramentas mais utilizadas por times de TI, que já estavam acostumados com esse modelo de trabalho há mais tempo, são:

  • Slack,
  • Discord,
  • Rocket.chat.

Invista em cibersegurança

Com relação ao problema da segurança de dados, a melhor saída está no investimento em cibersegurança.

Atualmente existem soluções que dificultam invasões e registram todos os acontecimentos e processos efetuados pelos usuários, o que permite auditorias e desencoraja a ação criminosa.

A busca da melhor solução exige uma avaliação da situação atual, bem como das necessidades imediatas e projeções futuras, por isso, é fundamental que seja orientada por um profissional que entenda do mercado.

A CL9 Tecnologias oferece serviços de consultoria que podem ajudar a sua empresa a encontrar as melhores opções para a realidade do seu empreendimento, atendendo com qualidade e assertividade.

Além disso, colabora também nos desafios do home office, oferecendo as melhores soluções voltadas à cibersegurança. Acesse nosso site e conheça nossa estrutura e serviços!

(Imagens: divulgação)

Avatar

Autor

Relacionamento CL9 - Tecnologias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Design by VENONE Agência de design