Artigos

5 vantagens do IaaS para seu negócio

Muitas pessoas que desejam investir em novas tecnologias querem saber as principais vantagens do IaaS para analisar se essa tecnologia realmente é viável para o seu negócio.

A Infraestrutura como Serviço é um modelo de computação de nuvem que faz a alocação dos recursos, como memória, processamento, servidores e armazenamento, por meio da internet.

Todos esses serviços são oferecidos mediante um centro de processamento de dados com servidores virtuais e a cobrança é feita de acordo com as funcionalidades que sua empresa optar.

Assim, esse modelo de computação de nuvem está revolucionando e facilitando os processos empresariais em todo o mundo. Continue lendo para saber mais sobre as vantagens do IaaS e ver como realmente vale a pena investir nessa tecnologia.

Quais são as principais vantagens do IaaS?

Confira quais são os principais benefícios dessa tecnologia.

Redução de custos

Um dos grandes proveitos é a redução dos custos com a infraestrutura local. Por meio da nuvem, sua empresa economizará nos processos de:

  • aquisição de hardwares,
  • desenvolvimento de sistemas,
  • manutenção periódica,
  • atualizações ou instalações,
  • gastos de energia.

Além disso, esse modelo ainda permite a escalabilidade da sua empresa. Ao ter uma demanda de forma pontual, por exemplo, é possível aumentar o custo com a nuvem temporariamente, retornando ao valor médio após a realização do serviço.

Mais segurança

Entre as incertezas das empresas em relação à nuvem, está a segurança que essa solução oferece.

A cloud, tanto a híbrida quanto a privada, conta com ferramentas e recursos para impedir possíveis problemas, como ataques cibernéticos.

E o melhor: tudo isso é feito pelos profissionais do próprio provedor, para que você não precise se preocupar com nada.

Maior agilidade

A agilidade também está entre as vantagens do IaaS. Ao investir nessa tecnologia, todos os recursos contratados estarão prontos para usar, sem precisar aguardar a infraestrutura e gastar mais para fazer a sua instalação.

Dessa forma, os profissionais conseguem focar no seu trabalho, sem se depararem com limitações para isso. Como consequência, o prazo de entrega para os clientes diminui e há mais chances de haver sua fidelização.

Diminuição de riscos

Por inúmeras razões, os servidores físicos podem se tornar indisponíveis de um momento para o outro e levar longos períodos para voltarem ao seu funcionamento.

Isso prejudica os colaboradores e impacta nos prazos dos projetos. Com o IaaS, esse problema não ocorre.

Todos os recursos contratados estão disponíveis na nuvem de forma integral. Caso o provedor tenha algum problema em um datacenter, haverá o redirecionamento automático para outra máquina, sem prejudicar em nada a sua rotina.

Vale ressaltar, ainda, que todos os custos para o conserto do servidor é de responsabilidade da empresa contratada, sem haver a necessidade de a sua marca arcar com nenhum custo não previsto.

Aprimoramento do disaster recovery

O aprimoramento do processo de recuperação por desastres também é beneficiado pelo IaaS. Antes da nuvem, isso era feito por meio do investimento de um segundo local físico, o que aumentava os custos relativos a equipamento, energia e manutenção.

Atualmente, a nuvem permite que a recuperação de dados e da infraestrutura ocorra de forma facilitada e muito mais barata.

Essas são apenas algumas das vantagens do IaaS para o seu negócio, que mostram que essa solução é realmente um bom investimento.

Caso você ainda tenha alguma dúvida ou deseje saber mais sobre esse modelo de computação em nuvem, entre em contato com um dos nossos especialistas.

(Imagens: divulgação)

Avatar

Autor

Relacionamento CL9 - Tecnologias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Design by VENONE Agência de design