Artigos

Quais são as vantagens do uso de containers na nuvem?

Os containers na nuvem são uma nova tendência da Tecnologia da Informação, uma vez que conseguem, de forma simples e segura, facilitar a gestão de diversos ativos no mesmo ambiente digital.

A partir do investimento nessa tecnologia, é possível implementar requisitos específicos na infraestrutura que é oferecida pelo provedor de cloud, oferecendo uma alternativa às máquinas virtuais.

Assim, os containers ficam disponíveis como produtos de serviço, também chamados de Containers as a Service (CaaS), e conseguem trazer ainda mais facilidade para os processos empresariais.

Saiba mais sobre essa tecnologia e veja as principais vantagens do seu uso.

Conheça as vantagens do uso de containers na nuvem

Confira quais são as principais razões para investir no uso de containers na nuvem.

Diminuição de custos

Os containers na nuvem possibilitam uma redução de custos por dois motivos. O primeiro se dá pelo fato de não haver a necessidade de manter ou atualizar a infraestrutura local.

Dessa forma, há uma diminuição de:

O segundo motivo está ligado ao ganho de produtividade nos processos internos, o que faz com que os projetos se tornem mais rápidos e, consequentemente, mais econômicos.

Mais portabilidade

Outra vantagem dos containers na nuvem é o ganho de portabilidade. Por meio dessa tecnologia, os desenvolvedores conseguem testar as aplicações criadas em diferentes ambientes para avaliar se isso faz diferença nos resultados.

Caso houver algum problema durante um teste, não há nenhum abalo na estrutura, apenas no próprio aplicativo.

Aumento na eficiência

O uso de containers da nuvem consegue melhorar o desempenho de todas as aplicações da empresa.

Isso ocorre pois as chamadas de hardware não ocorrem mais em apenas um único sistema operacional, mas em toda a estrutura. Também é possível ver um ganho de eficiência em termos de CPU, memória e armazenamento.

Além disso, como não há necessidade de ter colaboradores dedicados apenas para a manutenção dos servidores locais, é possível realocá-los dentro da empresa e aumentar a eficiência da equipe.

Ganho de produtividade

O ganho de produtividade também é uma realidade para empresas que usam containers na nuvem.

Essa tecnologia consegue reduzir os conflitos e dependências entre os serviços cruzados, por isso, aumenta a produtividade. Como os containers são isolados um do outro, não há necessidade de haver preocupações com as bibliotecas que estão sincronizadas, por exemplo.

Cada serviço consegue ser atualizado de forma completamente individual, uma vez que é segregado em diferentes entidades que fazem a execução separadamente.

O CaaS consegue, ainda, melhorar e incentivar o trabalho conjunto entre os desenvolvedores, o que traz ainda mais agilidade para os projetos em andamento.

Conheça as soluções de cloud computing da CL9 Tecnologias

Para que a sua empresa possa aproveitar todos os benefícios citados, é essencial que ela conte com soluções de cloud computing que sejam de última geração.

Conte conosco para isso. Nós fazemos parte de uma vasta rede de Cloud Computing Providers e temos a capacidade de fazer o deploy de Virtual Servers em mais de 110 PoPs, que estão disponíveis em 39 países.

Contamos com soluções de cloud completas para a sua empresa dar o primeiro passo e iniciar o seu processo de modernização. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços e contratar o mais indicado para o seu negócio.

(Imagens: divulgação)

Avatar

Autor

Relacionamento CL9 - Tecnologias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Design by VENONE Agência de design