3 vantagens da aplicação de Kubernetes
O Kubernetes é uma plataforma open source que permite a otimização das operações dos containers Linux.
Com ele, é possível reduzir a quantidade de processos manuais necessária para a implantar e escalar diversas aplicações.
Para isso, há o agrupamento dos hosts executados em clusters, que são gerenciados de forma mais eficaz por meio do Kubernetes.
Se você ainda não sabe muito bem o que é essa tecnologia, como ela funciona e quais são os seus componentes, confira o nosso post sobre esse tema.
Se quer entender quais são as principais vantagens de aplicar essa plataforma e conferir os seus principais usos, continue lendo.
Quais são as vantagens da aplicação de Kubernetes?
Veja quais são as principais vantagens da aplicação de Kubernetes para a sua empresa:
Facilidade na implantação e atualização de aplicações
O Kubernetes tem como principal objetivo facilitar a implantação de códigos e de aplicações.
Para isso, utiliza-se a perspectiva dos micros serviços.
O sistema também permite que diversas funções possam ser realizadas de forma automatizada, deixando que o time foque em tarefas que realmente precisam ser acompanhadas e monitoradas de perto.
Como consequência, há o aumento da produtividade da equipe de forma geral.
Moderniza o gerenciamento de redes
O Kubernetes auxilia na redução da carga operacional, modernizando o gerenciamento de redes.
E a modernização também ocorre na orquestração de armazenamento, uma vez que a plataforma possibilita a montagem de um sistema personalizado com nuvens locais, privadas ou públicas.
Configuração do sistema facilitada
Outra vantagem é o gerenciamento ser realizado de forma facilitada, visto que não exige nenhuma linguagem para fazer a sua configuração.
Assim, os processos são feitos com mais flexibilidade e há a descentralização dessa função que, em muitos casos, fica sob responsabilidade de poucos colaboradores.
Além de tudo isso, é impossível falar sobre o Kubernetes e não mencionar que ele permite que a empresa escale a sua operação sem tornar o crescimento inviável financeiramente.
Por todas essas razões, muitas empresas investem na aplicação desse orquestrador que melhora a rotina dos colaboradores e promove a otimização das operações de forma automatizada.
Conheça os principais usos de Kubernetes
Se você ainda não está convencido que vale a pena investir em Kubernetes, precisa conhecer as principais aplicações desse orquestrador.
Entre elas está a facilidade em agendar e implantar containers em funcionamento que estão em diversos computadores, os dimensionando de acordo com o desejado.
Outro uso está relacionado com a sua portabilidade.
É possível migrar containers de máquinas locais para outros ambientes, mantendo a consistências entre eles.
Além disso, é possível fazer o dimensionamento de forma facilitada, até mesmo de aplicativos de containers complexos.
Conforme dimensiona os aplicativos, ele também faz o monitoramento e garante a sua integridade.
Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre a aplicação de Kubernetes ou os benefícios dele para a sua empresa, entre em contato conosco.
O nosso time especializado em tecnologia ficará feliz em conversar com você e buscar soluções para que sua empresa possa otimizar os seus processos para escalar sua operação.
(Imagens: divulgação)