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Qual é a importância da autenticação multifator?

Adotar a autenticação multifator em sua empresa pode fazer a diferença entre a tranquilidade e sérios problemas ocasionados pelo roubo de logins e senhas de acesso.

Infelizmente, as facilidades que a internet disponibiliza são acompanhadas de pessoas mal intencionadas que desejam tirar proveito da fragilidade na segurança de dados para praticar os conhecidos crimes cibernéticos.

Para se ter ideia do problema, segundo a consultoria internacional PwC, mais da metade das empresas brasileiras sofreram algum tipo de crime econômico nos últimos anos.

Do total de crimes cometidos, 22% ocorreram através de invasões aos computadores, causando prejuízos financeiros e muitos problemas.

Nesse post apresentamos a autenticação multifator e como ela pode evitar esse tipo de situação em sua empresa. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

No que consiste a autenticação multifator?

A autenticação multifator consiste na utilização de duas ou mais etapas de averiguação do login e senha de acesso a um servidor ou sistema.

Você já deve ter percebido que para acessar determinadas contas, após a inserção do login e senha, o sistema solicita alguma outra informação para garantir que é realmente o proprietário da conta que está realizando a operação.

Esse pequeno detalhe, às vezes criticado pelos usuários, dificulta muito a ação dos cibercriminosos, pois, o processo de acesso passa a ter uma segurança adicional.

Nesses casos, está sendo aplicada a autenticação multifator, também conhecida como 2FA, uma solução que afasta os criminosos pelo grau de dificuldade em contornar a solicitação e invadir:

  • sistemas,
  • contas, 
  • servidores das empresas.

Qual sua importância?

A importância na adoção dessa solução de segurança, está em diminuir ou eliminar a invasão e ação de criminosos.

Assim como no mundo físico, onde a definição pelo local a ser roubado considera a fragilidade na segurança dos ambientes, em especial quando não há câmeras e alarmes, no mundo digital a situação não é diferente.

Apesar de exigir mais uma ação para o usuário que deseja fazer o acesso à rede da sua empresa, vale a pena criar uma segunda etapa de confirmação da identidade, como, por exemplo:

  • exigir a inserção de algum código de acesso enviado via SMS para o celular do solicitante,
  • confirmar a identidade através de leitura biométrica,
  • enviar uma confirmação de acesso para algum dispositivo móvel.

O sistema de segurança só possibilitará o acesso para aqueles que confirmarem a segunda fase.

Quais seus tipos?

Basicamente, existem três tipos de autenticação multifator, de acordo com as necessidades e realidade de cada situação.

A primeira opção é, logo após a inserção do login e senha, solicitar um código PIN, Personal Identification Number, ou seja, uma segunda senha de no mínimo quatro dígitos que valide o acesso.

Outra opção para esse primeiro tipo de autenticação multifator é solicitar alguma informação pessoal do usuário, como:

  • data do aniversário,
  • número do telefone,
  • últimos cinco dígitos do CPF, 
  • etc.

Nesse caso, é preciso tomar cuidado para que os dados solicitados não sejam públicos e possíveis de serem consultados em redes sociais, por exemplo.

A segunda forma de aumentar o nível de segurança do seu ambiente digital é o envio de um código via SMS, para que o usuário digite logo após realizar o seu login.

O código que proporciona o acesso é mudado a cada tentativa, o que dificulta ainda mais a ação dos criminosos que precisarão obter também o acesso ao celular para conseguirem realizar a invasão.

Por último, porém exigindo maiores investimentos, está o reconhecimento facial ou impressão digital que possibilitem o acesso aos sistemas.

Implementar a autenticação multifator exige esforço e investimentos, no entanto, é a melhor forma de evitar invasões e prejuízos a partir dos crimes cibernéticos, portanto, vale a pena fazer um estudo a respeito.

Agora que você conhece mais sobre esse assunto, leia nosso post que apresenta as principais tendências de TI para 2022!

(Imagens: divulgação)

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