O que é Design Thinking e qual é sua relação com a proteção de dados?
O Design Thinking é uma abordagem criada para organizar todos os processos da empresa e torná-la mais eficiente de forma geral.
Dessa forma, é possível se destacar no mercado e conquistar os clientes.
Mas, o que muitas pessoas não sabem, é que é possível aplicar essa abordagem para promover a proteção de dados dos usuários.
Quer saber mais? Então, continue lendo e tire suas dúvidas sobre o Design Thinking.
O que é Design Thinking?
O Design Thinking é uma abordagem que faz com que o cliente seja o foco de todos os processos.
Nesse caso, todos os profissionais dos diferentes segmentos da empresa devem se unir para compreender o que os consumidores desejam e atender os seus clientes de forma personalizada.
Para isso, deve-se basear todas as práticas em três pilares:
- Empatia: é preciso compreender os clientes para criar soluções que ajudem, sem se basear em nenhuma suposição.
- Colaboração: ao invés de separar os processos para cada setor trabalhar individualmente, deve-se buscar a união e o conjunto, para ter bons resultados.
- Experimentação: para garantir o sucesso da solução e dos processos, é preciso testar para criar um ciclo de aperfeiçoamento contínuo.
Quais vantagens do Design Thinking?
Por meio desses três pilares, o Design Thinking traz diversas vantagens para os negócios que apostam nessa abordagem, tanto para os colaboradores quanto para os clientes.
Entre as principais, podemos citar:
- fidelização e satisfação dos clientes,
- melhora contínua dos processos,
- união do time em prol de um objetivo compartilhado,
- criação de um ambiente de trabalho melhor,
- mais liberdade para os profissionais,
- facilidade para modificar os processos e aprimorá-los.
E também há ganhos financeiros. Já que, conforme a McKinsey, empresas que seguem as práticas de Design Thinking aumentam cerca de 33% as suas vendas e têm um retorno 50% maior do que os outros negócios.
Por todas essas razões, marcas famosas mundialmente, como a IBM, o Google, o Airbnb, a PepsiCo e a Nike, utilizam essa abordagem.
Conheça algumas aplicações
O Design Thinking deve ser aplicado em todos os processos da empresa, desde a criação de novas soluções até o atendimento ao cliente. Tudo isso deve ocorrer integradamente.
Mas, até que toda a implementação seja completa, é possível fazer isso de forma isolada, em cada departamento, como:
- gestão,
- marketing,
- vendas,
- planejamento estratégico,
- desenvolvimento de soluções.
O importante é que exista um desafio a ser superado ou um processo que precisa ser melhorado, o que é verdade na maioria dos setores empresariais.
Além disso, também é possível utilizar o Design Thinking para fazer a proteção de dados.
Proteção de dados
Muitas empresas estão enfrentando o desafio de fazer a adequação dos seus processos para o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Para isso, deve-se ir além da compreensão da LGPD, é preciso entender realmente o que os clientes desejam em relação aos seus dados.
A partir do mapeamento do que já se sabe e do que ainda é necessário aprender, é possível criar estratégias baseadas em:
- privacidade como padrão,
- privacidade incorporada ao design,
- segurança completa,
- transparência.
Ainda tem alguma dúvida sobre o tema? Então, entre em contato conosco! Ficaremos felizes em ajudar você a implementar o Design Thinking para a proteção de dados.
(Imagens: divulgação)