Como a tecnologia aliada às práticas de ESG impactam o mundo corporativo?
As práticas de ESG são cada vez mais valorizadas pela sociedade e consumidores.
ESG é a sigla inglesa para Environmental, Social and Governance, ou seja, diz respeito à integração das questões ambientais, sociais e de governança corporativa aos resultados econômicos de um empreendimento.
De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil), entre março e abril de 2023, 62% dos empresários brasileiros têm familiaridade com o tema e 47% das empresas entrevistadas já adotam essas práticas.
Trata-se, portanto, de uma maneira que um empreendimento tem de mostrar responsabilidade e comprometimento com o mercado onde atua, atendendo as expectativas dos:
- consumidores,
- fornecedores,
- colaboradores,
- investidores.
Neste post, apresentaremos como a tecnologia aliada às práticas de ESG impactam a sociedade e o mundo corporativo. Continue lendo e saiba detalhes a esse respeito!
Práticas de ESG nas empresas
As práticas de ESG nas empresas são percebidas a partir das suas ações e estratégias, onde no aspecto que envolve o meio ambiente são verificados:
- gestão dos resíduos,
- uso de fontes de energias renováveis,
- posicionamento da empresa frente a sustentabilidade do planeta.
No aspecto social, uma empresa voltada a essas práticas preza pelo bem-estar dos colaboradores, está voltada a integração das comunidades na qual está inserida e atende as legislações trabalhistas e de direito do consumidor.
Por fim, no aspecto de governança corporativa, são preservados os interesses dos colaboradores, acionistas e clientes.
Além disso, as práticas de gestão envolvem:
- transparência financeira e contábil,
- relatórios financeiros completos e fidedignos,
- cumprimento das leis,
- transparência nas relações comerciais.
Como aliar a tecnologia às práticas de ESG?
A tecnologia é indispensável para uma empresa poder aliar suas ações às práticas de ESG.
Com a adoção da Inteligência Artificial (IA), é possível localizar e identificar práticas racistas, xenófobas e sexistas realizadas por colaboradores e/ou fornecedores.
As possibilidades existentes nos trabalhos em home office melhoram a qualidade de vida de muitos colaboradores, quando a partir de acesso remoto muitas tarefas podem ser realizadas sem prejuízo a operação.
Essa automação industrial evita que seres humanos atuem em tarefas repetitivas, exaustivas e perigosas.
A aplicação da realidade aumentada possibilita que simulações sejam feitas com alta fidelidade, diminuindo, por exemplo, a realização de testes de medicamentos em animais.
Por outro lado, a digitalização de documentos evita que milhares de folhas sejam impressas, contribuindo com a diminuição no corte de árvores para a produção de papel.
Os benefícios de contar com a tecnologia para as práticas de ESG nas empresas
Como se nota, a tecnologia é um grande aliado das práticas de ESG, oferecendo muitas possibilidades e excelentes benefícios às empresas.
O primeiro deles diz respeito à redução de custos, pois toda a visão de um empreendimento ESG é voltado ao bom aproveitamento dos recursos, além de serem melhores administrados e oferecerem mais eficiência nas operações.
A reputação é outro fator a ser destacado, afinal, toda a sociedade aprova e incentiva as boas práticas empresariais.
Consequentemente, ocorre a fidelização de clientes, onde muitos passam a adquirir produtos e serviços das empresas pela qual sentem admiração.
Investidores também estão interessados em empresas que praticam o ESG e contribuem com a melhora da qualidade de vida do planeta.
Por fim, a empresa fica mais competitiva, pois passa a ser observada por grandes corporações que buscam por fornecedores comprometidos, além de atrair talentos que desejam prestar seus serviços a empresas que vão além da busca da lucratividade.
Agora que você sabe mais sobre como a tecnologia aliada às práticas de ESG impactam o mundo corporativo, conheça os serviços da CL9 Tecnologias e como eles podem contribuir para melhorar os processos de sua organização!
(Imagens: divulgação)