Otimização de processos com chatbots: como essa tecnologia funciona?
A otimização de processos no atendimento a clientes e na área de marketing ocorre com a implantação da tecnologia conhecida como chatbot.
Conhecidos como robôs (tradução da palavra inglesa), essa tecnologia simula a conversa e a escrita humana, respondendo e interagindo com os usuários. O objetivo é esclarecer dúvidas e passar informações solicitadas.
Eles estão sendo cada vez mais utilizados nas soluções e plataformas da internet, como:
- sites,
- aplicativos,
- redes sociais.
De acordo com o Portal Mobile Time, no segundo semestre de 2022 estavam implantados, no Brasil, 58 mil chatbots, trocando 4,5 bilhões de mensagens por mês.
Neste post, apresentaremos como é possível a otimização de processos através dessa ferramenta. Continue lendo e confira detalhes a esse respeito!
Como os chatbots funcionam?
Os chatbots funcionam a partir da Inteligência Artificial (IA), utilizando o aprendizado de máquina, uma tecnologia conhecida como Machine Learning.
Através de palavras-chave, os robôs vão interagindo com os usuários e aumentando a cada interação o seu vocabulário e entendimento a respeito do assunto tratado.
A partir de um banco de dados de palavras e frases, o sistema consegue entender o que o usuário está buscando e apresentar respostas adequadas.
Na medida que novas expressões e frases são ditas ou inseridas, como já dito, o robô as armazena e vai aumentando o seu vocabulário. Isso tudo utiliza regras e comparações que apontam para a melhor resposta a ser apresentada para a interação que está sendo realizada.
Portanto, trata-se de um programa sofisticado que fornece respostas de acordo com o que foi dito ou digitado pelo usuário.
Como um chatbot pode auxiliar na otimização de processos?
A otimização de processos ocorre com o objetivo de se alcançar bons resultados, através de ações que agradem os usuários e atendam às suas expectativas, preferencialmente reduzindo custos e aumentando a lucratividade das operações.
O chatbot é uma ferramenta perfeita para isso, especialmente quando utilizado nas seguintes situações;
Atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente é o principal foco dos chatbots, visando oferecer informações e respostas às dúvidas a qualquer momento, independente do dia e da hora.
Sem precisar contar com uma equipe de colaboradores de plantão, os robôs estarão sempre prontos para atender os contatos e interagir. Informando, orientando e até mesmo encaminhando pessoas para o fechamento dos pedidos.
A equipe humana de atendimento, por sua vez, pode concentrar suas energias em assuntos que fujam do poder de decisão dos robôs, ou seja, trabalhar as exceções e oferecer um atendimento mais aprimorado.
Comunicação interna
Os chatbots não são desenvolvidos apenas para vendas e atendimento aos clientes.
Também são ótimas soluções para a comunicação interna, quando os colaboradores podem, através desses canais:
- sanar dúvidas,
- resolver questões relacionadas ao dia a dia das tarefas,
- obter informações,
- apresentar dicas e sugestões, etc.
Além da otimização de processos, essa ferramenta é uma grande aliada em programas de treinamento das empresas.
Pesquisas
Por fim, chegamos às pesquisas, uma maneira de medir como está a empresa.
O chatbot é uma excelente ferramenta para desenvolver um levantamento e verificar qual o nível de satisfação dos seus consumidores.
Esse levantamento de dados oferece métricas decisivas para a avaliação de estratégias e investimentos na empresa.
É possível também realizar pesquisas de:
- marketing,
- satisfação dos colaboradores,
- qualificação de leads, etc.
Como se observa, essa tecnologia vem conquistando cada vez mais espaço nas empresas e a tendência é que se aprimore ainda mais, quando situações que ainda não conseguimos imaginar estarão disponíveis para diversas aplicações utilizando esses incríveis chatbots.
Agora que você conhece mais a respeito da otimização de processos utilizando robôs, leia nosso post que apresenta como o ChatGPT funciona: conheça detalhes dessa incrível ferramenta!
(Imagens: divulgação)