Aplicações do blockchain: saiba mais sobre essa tecnologia
As aplicações do blockchain estão em alta, visto que essa tecnologia traz mais segurança para todos os processos.
O que começou como um estudo na década de 90 e se popularizou por meio das criptomoedas, transformou-se em um protocolo utilizado em diversos segmentos.
Continue lendo para ver algumas aplicações do blockchain e saber mais sobre essa tecnologia.
Como blockchain funciona?
Antes de falarmos sobre as aplicações do blockchain, é importante que você entenda mais sobre esse protocolo.
Basicamente, há uma cadeia de blocos digitais que são criptografados. Cada um deles conta com algum tipo de dado, com uma identificação única, como se fosse uma impressão digital.
Quando um novo bloco é criado, ele precisa ser validado pela rede e criar sua própria identificação, o que é feito baseado na “impressão digital” do bloco anterior. E isso acontece de forma contínua.
Como consequência, a última informação está ligada com a primeira de uma forma única, o que garante que ela é válida e confiável.
Vale ressaltar ainda que o funcionamento do blockchain impede duplicações de informações ou fraudes.
4 aplicações do blockchain
Veja 4 aplicações do blockchain que são amplamente utilizadas atualmente.
Moedas digitais
Impossível falar sobre as aplicações do blockchain sem citar as moedas digitais. Foram elas que iniciaram a popularização dessa tecnologia.
Tudo começou com o Bitcoin, que ainda faz grande sucesso. A sua grande diferença, quando comparado com as moedas físicas, é a descentralização de uma unidade regulamentadora, que também é responsável por todas as transações.
Gerenciamento de documentos
Muitas pessoas não sabem, mas uma das aplicações do blockchain é o gerenciamento de documentos e a criação de contratos inteligentes.
Como cada bloco conta com uma identidade única, que depende do anterior, é possível garantir a segurança de todas as informações contidas nos documentos.
Além disso, também pode-se garantir a execução dos termos acordados quando as condições forem atingidas.
Em relação ao gerenciamento de documentos, é possível fazer a gravação de qualquer tipo de dado, o que traz mais praticidade e segurança para a empresa.
Essa tecnologia permite o fácil acesso aos dados gravados, basta ter internet.
Logística
O blockchain também pode ser utilizado para melhorar a cadeia de suprimentos, auxiliando o rastreamento e a atualização dos produtos em cada um dos componentes envolvidos no processo, como:
- fabricantes,
- transportadores,
- centros de distribuição,
- cliente final.
Tudo isso pode ser realizado de forma integrada, descentralizada e sem papéis.
Esse ano, a Argentina anunciou que pretende modernizar o seu porto por meio do blockchain. Aqui no Brasil, essa aplicação já ocorre desde 2019, no Porto de Santos.
Armazenamento em nuvem
Apesar de já existirem diversos serviços de armazenamento em nuvem, grande parte deles é oferecido por empresas como o Google e a Microsoft, o que não garante que os dados não sejam acessados indevidamente.
Dessa forma, uma das aplicações do blockchain é melhorar esse armazenamento e trazer mais segurança para todas as informações.
Além de garantir o sigilo dos dados, ainda é possível reduzir os gastos, dado que a rede não fica totalmente centralizada em um servidor.
Essas são apenas algumas das aplicações do blockchain, mas existem muitas outras, como:
- educação,
- saúde,
- entretenimento,
- varejo,
- imobiliário.
Gostou desse nosso conteúdo? Então, continue no nosso blog e saiba mais sobre a Internet do Comportamento.
(Imagens: divulgação)
Bitcoin e a tecnologia cripto. - Trilha da Riqueza
18/08/2023[…] Contratos inteligentes, que são acordos automatizados e seguros. […]