Você já ouviu falar em ingestão de dados?
Você já ouviu falar em ingestão de dados e sabe qual a sua finalidade nas organizações?
Para compreendermos a sua definição, é importante entendermos que a palavra ingestão significa consumir uma substância.
Na área da Tecnologia da Informação é exatamente isso que ocorre, quando através de ferramentas pode-se consumir, absorver, capturar ou ingerir os dados para posterior análise.
O pai do marketing moderno, Philip Kotler, diz que:
“O futuro dos negócios reside nas bases de dados, através das quais, conseguimos saber o suficiente sobre cada cliente para oferecer experiências personalizadas para cada um deles”.
Esse motivo seria suficiente para um estudo aprimorado sobre a ingestão de dados, no entanto, ela vai além do marketing e é fundamental para todas as áreas de uma empresa.
Continue lendo e saiba mais a respeito desse interessante assunto!
O que é a ingestão de dados?
A ingestão de dados diz respeito a sua captura nas mais diversas fontes, possibilitando que a partir desses, possa-se obter informações de qualidade para a tomada de decisão.
Essa ação colabora com as análises e melhorias de processos envolvendo áreas, como:
- marketing,
- vendas,
- produção,
- logística, etc.
Os dados são normalmente capturados no seu formato bruto, ou seja, a partir de cadastros, mensagens, listas, pulsos, etc.
Através deles é possível avaliar hábitos e costumes de potenciais clientes, como também verificar o desempenho de um equipamento na linha de produção.
A partir da ingestão de dados é possível organizá-los e apresentar informações estratégicas que permitem aos gestores decisões que envolvem a melhora do relacionamento com o mercado ou o aumento da produtividade, por exemplo.
Como essa ingestão é realizada?
A ingestão de dados é realizada a partir de três técnicas:
Tempo real
A trabalhada em tempo real ou instantânea é aquela que apresenta uma forte sensibilidade com relação ao tempo.
Pode ser, por exemplo, a verificação das condições de uma máquina no chão de fábrica com relação à qualidade da sua aplicação, onde sinais demonstram que ela precisa passar por um processo de manutenção.
Outro exemplo está na verificação de uma rede elétrica, onde se verifique a disponibilidade de energia.
Lote
A ingestão de dados por lote ocorre quando possuem intervalos em sua captura.
Um exemplo são os relatórios que devem ser gerados diariamente para uma avaliação dos sites que estão sendo acessados pelos diversos usuários através da rede de internet de uma empresa.
Arquitetura lambda
A arquitetura lambda integra o processo de tempo real, para as visualizações que necessitam de urgência, e também a do tipo lote, para aquelas realizadas de forma repetitiva.
Quais seus principais desafios?
Os principais desafios da ingestão de dados dizem respeito a alguns aspectos que podem comprometer os resultados.
O primeiro deles é o de escrever os códigos para realizar a captação, tornando o trabalho lento e oneroso, portanto, é imprescindível contar com ferramentas e tecnologias que automatizam esse processo.
A integração dos dados também é um desafio, pois cada vez mais são reconhecidas novas fontes disponíveis, onde será necessário trabalhar as falhas e inconsistências.
Os custos podem inviabilizar o projeto, especialmente se sua empresa buscar por profissionais que venham a trabalhar exclusivamente para o seu empreendimento ou ainda precisar investir em uma infraestrutura para atender as várias fontes de dados e ferramentas disponíveis.
A segurança também precisa ser avaliada nos processos de ingestão de dados, evitando problemas e garantindo qualidade ao processo.
Por fim, a gestão incorreta pode acontecer em função de falhas de conectividade, resultando em:
- comprometimento dos resultados,
- interrupção da comunicação,
- perda de dados.
Adotar essa tecnologia é uma excelente maneira de trabalhar informações e diferenciar sua empresa no dia a dia das operações, no entanto, precisa ser realizada de forma segura e com quem possa fornecer alta qualidade na operação.
Para conhecer mais a esse respeito, contate a CL9 Tecnologias e saiba de que maneira podemos oferecer soluções de TI que possibilitem uma infraestrutura adequada para o seu negócio!
(Imagens: divulgação)