Sua infraestrutura de TI está pronta para a Black Friday?
Não são raros os casos onde empresas montam todo um planejamento de marketing e comercial para a Black Friday, no entanto, muitas acabam se esquecendo de um item fundamental: a infraestrutura de TI.
Esse evento em 2023 acontece no dia 24 de novembro, porém, a maioria das empresas se antecipa e apresenta oportunidades e promoções com até 30 dias de antecedência.
É, sem dúvida, um dos melhores períodos de vendas, quando milhões de pessoas estão atentas às ofertas e aproveitam a oportunidade para realizarem suas compras.
Para esse ano, de acordo com um levantamento realizado pela Mfield, espera-se um acréscimo nos negócios na ordem de 32% se comparado ao mesmo período do ano de 2022.
Neste post, apresentamos dicas importantes que precisam ser observadas para que a infraestrutura de TI não comprometa os resultados que podem ser alcançados na Black Friday. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!
Os principais desafios na infraestrutura de TI durante a Black Friday
Se a sua empresa possui um e-commerce, uma área de call center baseado na internet ou precisa disponibilizar serviços de suporte aos consumidores, é imprescindível contar com uma infraestrutura de TI que ofereça qualidade.
Para se ter ideia a esse respeito, de acordo com uma pesquisa realizada pela Zendesk, 70% dos consumidores gastam mais com empresas que oferecem experiências do cliente com fluidez, personalizadas e integradas.
Para que isso ocorra, seu negócio precisa estar atento à capacidade de atendimento, ou seja, aos bastidores da área da Tecnologia da Informação, para que tudo ocorra com tranquilidade.
3 pontos para se atentar e preparar a sua infraestrutura de TI para a Black Friday
Quando o assunto envolve a infraestrutura de TI, 3 pontos precisam ser observados para que tudo corra bem na Black Friday. Vamos conhecê-los:
Suporte ao cliente
O suporte ao cliente é a maneira de apresentar a sua empresa ao mercado, pois não são poucos os consumidores que desistem de suas compras e buscam a concorrência quando percebem que não existe estrutura e qualidade no atendimento.
Na Black Friday, ocorre um aumento significativo de acessos aos canais de comunicação da sua empresa, por isso seu negócio precisa estar preparado para atender a essa demanda.
Isso não significa apenas reforçar o número de atendentes, mas também capacitar a infraestrutura de TI a suportar essa demanda, portanto, os canais precisam estar adequados a essa realidade e sua equipe precisa estar pronta para atender as dúvidas, informações e fechamento dos pedidos.
Velocidade
A velocidade de processamento é outro ponto a ser observado com relação à infraestrutura de TI, situação que pode ser resolvida com qualidade quando sua empresa trabalha com cloud computing.
Usar a nuvem como ferramenta de comunicação e processamento dos dados permite que a velocidade possa ser adequada à demanda da operação.
Isso significa escalabilidade, ou seja, sua empresa tanto pode aumentar ou diminuir o uso dos recursos disponíveis, pagando somente aquilo que efetivamente irá utilizar, situação que possibilita de forma rápida e segura atender a demanda estabelecida pela Black Friday.
Segurança
Outro ponto importante e que segue a mesma lógica quando se faz a opção pela nuvem diz respeito ao quesito segurança.
Optar pelo processamento em nuvem possibilita que especialistas estejam por trás no que se refere ao quesito segurança, portanto, evitam-se os ciberataques e consegue-se oferecer qualidade aos consumidores, bem como as operações envolvendo compras e pagamentos.
Como se observa, esses três pontos precisam estar previstos no planejamento e nas estratégias a serem adotadas para o período da Black Friday, sob pena dos resultados ficarem comprometidos em função de problemas na infraestrutura de TI.
Para proporcionar experiências de qualidade a seus clientes, conheça as soluções e conte com a CL9 Tecnologias, uma empresa especializada em cloud computing, oferecendo flexibilidade, escalabilidade e alta disponibilidade de recursos!
(Imagens: divulgação)