O que é Docker e como ele pode ajudar na sua empresa?
A infraestrutura é um fator que dificulta, muitas vezes, as atividades de desenvolvimento e manutenção de sistemas.
De que maneira enfrentar esse gargalo e fazer com que os trabalhos dos desenvolvedores sejam mais rápidos e eficientes? Uma boa resposta é compreender o que é Docker.
Para entender melhor o funcionamento dessa ferramenta e obter bons resultados, a recomendação é ler este post com muita atenção. Acompanhe!
Saiba o que é docker
O Docker consiste em uma ferramenta de código aberto escrita na linguagem GO, criada pelo Google.
Uma das principais características é o alto desempenho que permite mais facilidade na criação e no gerenciamento de ambientes isolados, o que propicia disponibilizar, de forma mais rápida, os softwares para os clientes.
O principal objetivo desse recurso é elaborar, testar e implantar aplicações em um ambiente compartilhado, conhecido como container.
Assim, o desenvolvedor pode empacotar um sistema seguindo um padrão. Isso acontece pois a ferramenta apresenta recursos para realizar essa atividade, como:
- bibliotecas;
- código;
- runtime;
- e outras ferramentas do sistema.
Entenda como o Docker ajuda na infraestrutura
O Docker pode aumentar a eficiência dos recursos de TI, porque os aplicativos em container utilizam uma quantidade bastante inferior de memória em relação às máquinas virtuais.
Outro ponto positivo é que eles podem ser inicializados e interrompidos de maneira mais rápida. Além disso, podem ser armazenados de forma mais densa, em um hardware host.
A utilização do Docker contribui ainda para diminuir os gastos do segmento de tecnologia da informação. Contudo, essa redução varia dependendo da complexidade dos aplicativos.
Independentemente disso, os containers apresentam um maior nível de eficiência do que as máquinas virtuais.
Uma boa prova é que o Docker pode fazer com que um programa seja disponibilizado até 7 vezes mais rápido do que o processo de virtualização.
A ferramenta ainda possibilita que os ambientes sejam configurados com mais agilidade e reduz a quantidade de incompatibilidades entre os sistemas existentes.
Todos esses aspectos comprovam que o Docker é essencial para uma melhor performance da infraestrutura de TI.
Veja como conteinizar serviços em docker
É possível um arquivo de configuração ser composto por várias seções diferentes, divididas em dois grupos.
O primeiro engloba as imagens que permitem à empresa compartilhar um aplicativo, sistemas, etc..
O segundo abrange os containers, formados pelo reuso das imagens.
Nos containers ocorrem as alterações de uma aplicação que está sendo executada. Além disso, é possível criar novas imagens baseadas nas mudanças do container.
O container Docker faz com que o aplicativo seja dividido em serviços isolados. Assim, os desenvolvedores podem usar uma arquitetura para expandir a eficiência operacional. Isso acontece porque o código-fonte é destinado para cada parte de uma aplicação.
Por meio do container, as partes são agrupadas em um único pacote, o que propicia disponibilizar os aplicativos com um desempenho mais expressivo.
Muitas corporações já sabem o que é Docker e como usá-lo com inteligência.
Um exemplo é que a General Eletric, o PayPal, o Spotify e o Uber adotam essa ferramenta para contar com serviços mais eficientes de TI.
Se você tem dúvidas ou alguma experiência sobre a utilização desse recurso, deixe o seu comentário neste post!
(Imagens: divulgação)