Multicloud e GenAI: os riscos e oportunidades da nova era dos dados
O Multicloud está se consolidando como uma estratégia padrão para as empresas, uma vez que facilita a acessibilidade e o compartilhamento de dados de forma global, duas situações favoráveis à colaboração entre os setores e a interoperabilidade.
Uma pesquisa realizada no final de 2024 pela IDC e encomendada pela Intel e Red Hat mostrou que 73% das grandes empresas da América Latina trabalham com nuvem híbrida e múltipla, comprovando que essa solução está presente nas estratégias de TI das corporações.
Acontece que essa solução gera complicações no que se refere a segurança, uma vez que as empresas devem trabalhar para que todas as nuvens:
- estejam configuradas corretamente,
- possuam políticas consistentes de permissão,
- tenham regras e estratégias definidas para a proteção de dados.
A adição da IA Generativa, conhecida como GenAI, apresenta desafios sem precedentes no que se refere à segurança cibernética.
Neste post, apresentaremos os riscos e as oportunidades da nova era dos dados a partir do Multicloud e GenAI. Continue a leitura e confira detalhes a esse respeito!
Como a estratégia Multicloud se tornou essencial na nova era dos dados?
Como vimos, a adoção de ambientes Multicloud cresceu de maneira surpreendente na América Latina e no Brasil a situação não é diferente.
Trata-se de uma estratégia que vem sendo adotada mundialmente, uma vez que existem bons motivos para isso, como, por exemplo:
- otimização de recursos,
- redução de custos,
- alta disponibilidade,
- maximização do desempenho,
- flexibilidade e confiabilidade.
Além dessas vantagens, essa estratégia é a melhor para lidar com grandes volumes de dados, uma realidade que tende a crescer cada vez mais nos meios corporativos.
As tecnologias, como Big Data e Inteligência Artificial, vêm sendo responsáveis por grandes mudanças, já que uma nova era dos dados é observada no setor de TI.
Riscos e desafios do Multicloud diante da GenAI
Apesar de todos esses benefícios, existem vulnerabilidades que surgem a partir da integração de múltiplas nuvens.
Como já visto anteriormente, medidas precisam ser tomadas para que se possa garantir a segurança dos ambientes.
Portanto, toda solução Multicloud precisa estar acompanhada por definições, regras e políticas muito bem definidas, visando evitar a ação de hackers e problemas que possam ameaçar a operação, por isso os riscos de vazamento de dados são reais e os problemas de interoperabilidade podem ser sérios.
Além disso, é preciso uma atenção especial no impacto gerado pela GenAI, uma ferramenta que cria conteúdos novos, como:
- textos,
- imagens,
- vídeos,
- música,
- códigos de softwares.
A partir de instruções, essa tecnologia busca por recursos que possam ajudá-la na criação desses conteúdos, uma situação que pode abrir oportunidades para os ciberataques.
Oportunidades e soluções para garantir segurança e performance no Multicloud
Tanto o Multicloud quanto o GenAI são excelentes ferramentas que precisam fazer parte do dia a dia das corporações.
Nos dias atuais, onde a informação é essencial para que os resultados sejam alcançados, é preciso buscar por todas as possibilidades de inovação, além, é claro, de contar com a agilidade e escalabilidade que estão disponíveis para as empresas.
Diante dessa situação, é fundamental analisar soluções que possibilitem:
- localizar e classificar dados confidenciais armazenados em nuvem,
- identificar quem poderá acessar os dados,
- de que maneira eles serão utilizados,
- avaliar as vulnerabilidades existentes.
Para isso existem soluções que ajudam a mitigar riscos, como a governança de dados, políticas de cibersegurança e o uso ético da inteligência artificial.
Se a sua empresa vivencia essa situação, vale a pena conhecer a solução Multicloud da CL9 Tecnologias para desfrutar das oportunidades existentes sem correr riscos desnecessários!
(Imagens: divulgação)