Artigos

Mais velocidade, menos falhas: por que investir em load balance?

O load balance, também é conhecido como balanceamento de carga, é uma técnica que distribui o tráfego de rede por múltiplos servidores.

Essa ação garante a eficiência operacional e aumenta a disponibilidade das aplicações, pois nenhum dos servidores fica sobrecarregado.

Não existem mais dúvidas sobre a viabilidade e as vantagens que as soluções em nuvem trazem para as empresas e instituições.

No entanto, é preciso que técnicas sejam adotadas para que a oferta dos serviços seja de qualidade e atenda as demandas existentes.

De acordo com o relatório do Gartner, 90% das empresas adotarão a nuvem híbrida até o ano de 2027 e o crescimento em todos os segmentos de cloud ultrapassam os dois dígitos já em 2025.

Diante dessa realidade, o investimento em load balance é uma necessidade que garante mais velocidade, menos falhas e consequentemente melhores resultados para o seu projeto de TI. Continue a leitura e confira detalhes a esse respeito!

A relação entre load balance e performance

O load balance está diretamente associado à performance e disponibilidade, uma vez que o uso dessa técnica é fundamental para organizar o tráfego, utilizando vários servidores e evitando que algum deles fique com sobrecarga.

Outro ponto importante é que se algum servidor falhar, os balanceadores de carga direcionam de forma automática as solicitações para outro.

Toda essa tecnologia garante ao ambiente:

  • mais velocidade,
  • tolerância a falhas,
  • disponibilidade,
  • desempenho contínuo.

Isso significa que a lentidão e as reclamações por aplicativos fora do ar ficam no passado, uma vez que o load balance faz os ajustes necessários e contribui para que, mesmo diante de algum problema, a situação acabe não sendo perceptível para os usuários.

Vantagens do load balance para empresas de todos os portes

O load balance pode ser utilizado por empresas de todos os portes, portanto, não se trata de uma exclusividade e benefício apenas disponível para grandes corporações.

Com relação aos benefícios, essa técnica permite uma alta disponibilidade dos sistemas e aplicativos a seus usuários. Os serviços voltados à área de TI apresentam um padrão, onde a velocidade de resposta é muito interessante, mesmo em situações que envolvem aumento de demanda.

Além disso, é importante destacar que ocorre também um aumento significativo na segurança contra possíveis falhas e ataques de hackers.

As falhas, como já vimos anteriormente, são evitadas uma vez que as ferramentas direcionam as necessidades para outros servidores.

Com relação às tentativas de ataques por parte de criminosos, no momento em que é realizado uma tentativa de sobrecarregar o servidor, a operação não alcança êxito, pois o sistema detecta automaticamente essa movimentação e não permite o seu travamento.

Como o load balance reduz custos e melhora a eficiência operacional?

Por fim, a otimização do uso de servidores através do load balance reduz custos operacionais, uma vez que ocorre o uso eficiente dos recursos, onde o tráfego é distribuído de maneira uniforme e os recursos computacionais são utilizados ao máximo, porém, sem sobrecargas.

Outro ponto a ser observado é que não existe a necessidade da empresa investir em novos servidores a partir dos picos de demanda, uma vez que se torna possível administrar e organizar os processos.

Por fim, existe a economia com as manutenções de hardware, portanto, esse conjunto de benefícios oferecidos pelo load balance diminui despesas e torna a operação muito mais eficiente.

Se você deseja conhecer mais sobre como melhorar a performance e garantir segurança nas operações de TI, vale a pena acessar nosso site para obter informações sobre o Kubernetes da CL9 Tecnologias.

(Imagens: divulgação)

// SOLICITE AGORA

Por favor, preencha o formulário.


    Design by VENONE Agência de design