Input/output: como entender e otimizar a performance de I/O em nuvem
A performance de input/output, conhecida também como I/O, é de extrema importância para que se possa trabalhar com soluções em nuvem.
Trata-se do desempenho da entrada e saída de dados, onde as expectativas são de respostas rápidas e de qualidade.
Certamente, você já ouviu reclamações sobre a lentidão da rede ou da internet, uma condição que compromete o andamento do trabalho, coloca a produtividade em risco e, pior ainda, gera insatisfação nos clientes que utilizam algum serviço digital da sua empresa.
Os maiores aliados para essa situação são identificados nos problemas de I/O, ou seja, processos onde atualizações de informações são demasiadamente lentas, assim como as consultas realizadas.
Neste post, apresentaremos detalhes de como entender se existem problemas de input/output na sua empresa e o que fazer para otimizar a performance dessa operação em nuvem.
Continue a leitura e confira!
O que significa desempenho e performance de input/output?
O Input/Output, como vimos, pode ser o grande vilão para as demoras nas respostas às consultas e nas atualizações de dados que precisam ser realizados.
Para se ter ideia a esse respeito, de acordo com uma pesquisa do Google, 53% das pessoas que visitam um site abandonam a página caso o seu carregamento leve mais de três segundos.
Essa situação ocorre quando há problemas relacionados à leitura e escrita de dados, o que impacta negativamente a eficiência de sistemas e aplicações.
O problema também pode ser enfrentado pelos colaboradores, que têm dificuldades para realizar consultas em tempo hábil ou efetuar atualizações essenciais, comprometendo o fluxo adequado dos processos e as expectativas dos usuários.
Como o input/output impacta os resultados em ambientes de nuvem?
Não existem mais dúvidas sobre o sucesso dos ambientes em nuvem e o quanto essa estratégia é viável e econômica para as empresas.
Entretanto, o desempenho de input/output deve ser monitorado e priorizado em tempo real, permitindo que ações corretivas sejam tomadas imediatamente diante de qualquer eventual problema.
Para isso, as seguintes métricas precisam estar disponíveis para a equipe técnica:
- taxa de transferência – mede a velocidadede transferência de dados,
- latência – mede o tempo para que uma solicitação de I/O seja concluída,
- IOPS – quantidade de operações de I/O que o dispositivo de armazenamento faz a cada segundo.
A avaliação dessas métricas permite que ações sejam tomadas a partir da observação de números que estejam em desacordo com os índices desejados, permitindo uma boa experiência para os usuários e na produtividade das operações.
Os diferenciais do Cloud Nytro CL9 em performance de I/O
Uma maneira de poder garantir uma alta performance de input/output é contar com a plataforma Cloud Nytro da CL9 Tecnologias.
Optar por essa solução é ter a certeza de um desempenho revolucionário a partir do seu uso, onde todo o potencial do SSD é utilizado para melhorar ainda mais a performance em sistemas com operações de leitura em massa.
A vida útil e o desempenho de um SSD diminui a partir dos dados gravados na memória flash.
A tecnologia DuraWrite, presente nos discos Nytro, reduz e compacta os dados sem perdas, possibilitando que o desempenho de gravação aleatória do Nytro alcance 4 vezes mais do que outros SSDs, oferecendo também eficiência em energia e economia.
Algumas informações interessantes obtidas a partir do uso da Cloud Nytro da CL9:
- velocidade de transferência – até 2.200 MB/s,
- latência – menor que 0,1 ms,
- vida útil (escritas no flash) – prolongada devido à redução de gravações,
- consistência de desempenho – alta mesmo sob carga pesada,
- aplicações recomendadas – bancos de dados, Big Data, NoSQL, ElasticSearch e IA.
Trata-se, portanto, da melhor performance de I/O já observada, atendendo as expectativas e possibilitando que o input/output não seja um problema para o desempenho e performance das soluções em nuvem.
Para conhecer mais a respeito, acesse detalhes da Cloud Nytro da CL9 Tecnologias e confira!
(Imagens: divulgação)