IA generativa: entenda porque você deve ficar de olho nessa tendência
Para compreendermos o que é a IA generativa, temos que entender o conceito de Inteligência Artificial.
A IA, como também é chamada, é uma área ligada a Tecnologia da Informação que tem por objetivo criar sistemas que possam realizar tarefas que, até então, só seriam possíveis se executadas por seres humanos.
Um bom exemplo para isso são os programas associados aos sites de streaming que apresentam os filmes que são da sua preferência.
Essa ferramenta registra o estilo favorito de quem assiste aos filmes, memoriza essas informações e, quando uma nova busca é realizada, a Inteligência Artificial, a partir de suas predileções, apresenta aqueles que ela considera ser do seu interesse.
Porém, a IA generativa vai além disso, pois, além de saber do que você gosta, aprender a partir de suas novas ações e apresentar caminhos facilitados para que sua escolha seja mais rápida, ela ainda consegue criar. Continue lendo e confira detalhes a respeito!
O que é a IA generativa?
A IA generativa envolve criação, quando um software torna-se capaz de:
- interpretar um trecho de um texto,
- construir um site,
- escrever um livro,
- elaborar uma história em quadrinhos,
- desenvolver tarefas que imaginávamos, só poderiam ser realizadas por humanos.
Um exemplo que vem ganhando cada vez mais espaço em todo o mundo é a solução ChatGPT, onde você pode fazer qualquer pergunta ou solicitar informações sobre todo tipo de assunto e a ferramenta irá, a partir de pesquisas na internet, lhe apresentar uma resposta confiável a esse respeito.
Como definição, pode-se dizer que a Inteligência Artificial generativa é aquela onde um software cria um conteúdo original a partir do aprendizado de máquina, utilizando as informações disponíveis em bancos de dados abertos ao público de qualquer lugar do mundo.
Um detalhe importante, ela saberá distinguir informações fraudulentas daquelas que podem ser bem aproveitadas.
Aplicações práticas da IA generativa
Além da geração de conteúdos em todos os formatos existentes, a IA generativa deverá marcar forte presença em outros setores.
Na indústria farmacêutica, graças a sua capacidade de pesquisa e aprendizado, a IA poderá gerar novos fármacos em tempo recorde.
O desenvolvimento de programas de computadores também poderá fazer parte do dia a dia dessas soluções.
A pesquisa a respeito de novos materiais, com a observação de vantagens a partir de suas propriedades físicas, deverá contribuir com o desenvolvimento de novas soluções para a área automotiva, espacial e de eletrônica.
Outra área que certamente receberá benefícios da IA generativa será a da indústria mecânica, onde softwares desenvolverão novas peças que serão fundamentais para a otimização de todo tipo de máquinas e equipamentos.
Explorando os impactos positivos dessa ferramenta para as empresas
Diante de todas essas informações, muito se tem comentado sobre o futuro do emprego para a humanidade, afinal, as máquinas já estão criando, ou seja, não estarão apenas participando de ações nas linhas de produção ou apoiando tarefas repetitivas e rotineiras.
No entanto, é importante voltarmos para o ano de 1812, logo após a Revolução Industrial, quando revoltosos liderados por Ned Ludd invadiram as fábricas para destruir as máquinas e equipamentos, afirmando que elas causariam a ruína da sociedade mundial.
Ao contrário disso, o que se viu foram grandes avanços tecnológicos e oportunidades para grande parte da população que na época vivia quase que completamente envolvida com o artesanato ou trabalhando nos meios rurais em condições bastante desfavoráveis.
O fato é que as respostas virão com o tempo, porém, a tecnofobia já esteve presente em muitas ocasiões, no entanto, historicamente a tecnologia sempre trouxe riquezas e prosperidade para a humanidade.
Com relação às empresas, muitos impactos positivos são previstos, como, por exemplo:
- automatização das tarefas,
- agilidade nas análises de dados,
- redução dos custos empresariais.
Não há como não reconhecer que essa tecnologia trará grandes benefícios para as empresas, onde as melhorias nos processos tendem a diminuir custos, podendo resultar no aumento da qualidade e na diminuição dos preços das mercadorias.
Agora que você conhece mais sobre a IA generativa, leia também nosso post que apresenta o que as soluções tecnológicas têm a ver com a produtividade no trabalho.
(Imagens: divulgação)