Higienização de dados: como fazer?
A higienização de dados é uma tarefa fundamental que garante confiabilidade aos cadastros e as informações disponibilizadas aos usuários dos sistemas de uma organização.
Com o passar do tempo, os conteúdos dos banco de dados podem ficar comprometidos, pois não são raras informações que se apresentem:
- fora do padrão estabelecido,
- duplicadas,
- incompletas.
Esses problemas causam enganos nas interpretações estatísticas apresentadas em relatório e gráficos, podendo levar colaboradores a erros operacionais que venham a causar problemas e prejuízos à operação.
A falta de cuidado com abreviaturas, por exemplo, pode ser prejudicial para que um vendedor localize determinado cliente em um cadastro ou que um usuário deixe de realizar uma compra por não encontrar o produto desejado.
Neste post, apresentaremos a importância da higienização de dados e como essa operação precisa ser realizada periodicamente pelas empresas. Continue lendo e saiba mais a respeito desse importante assunto!
O que é higienização de dados?
Higienização de dados é uma tarefa que tem por objetivo organizar as informações em um banco de dados, evitando que não sejam localizadas ou que apresentem erros que venham a comprometer a qualidade das atividades comuns no dia a dia de uma operação.
As atividades envolvidas nessa organização, consistem em:
- normalização de escritas (caixa alta ou baixa),
- normalização de telefones,
- padronização de nome de ruas, bairros e cidades,
- complementação dos nomes das pessoas físicas e jurídicas,
- eliminação de espaços em branco.
Esses detalhes, que podem parecer insignificantes, são essenciais para que se possa alcançar segurança, agilidade, assertividade e produtividade nas operações.
Como exemplo, observe as diferenças que podem existir em um cadastro a partir da razão social de uma empresa.
Supondo que o nome de uma empresa seja: Materiais de Construção Santa Catarina Ltda, podemos ter as seguintes nomenclaturas nos cadastros:
- a mesma conforme descrita acima,
- Mats de Construção Santa Catarina Ltda,
- Mat Constr Santa Catarina Ltda,
- Materiais Construção Sta. Catarina Ltda,
- Mat Constr. Sta. Catarina Ltda, etc.
Observe que em uma lista de clientes por ordem alfabética, o usuário poderia ter dificuldades em encontrar o que procura, pois tudo depende da forma com a qual os dados foram inseridos no banco.
Qual a importância da higienização de dados?
Como vimos, a higienização de dados evita situações como a apresentada anteriormente, onde um único padrão é estabelecido para facilitar a localização quando há necessidade de uma consulta.
O reflexo dessa operação está diretamente relacionada à produtividade e à qualidade dos serviços, pois, quanto mais informações, maiores a probabilidade de inconsistências.
De acordo com Bill Gates: “o modo como você reúne, administra e usa a informação determina se sua empresa vencerá ou perderá”.
A tarefa de higienização consiste exatamente em ordenar e manter a integridade das informações, facilitando as tarefas operacionais.
Além disso, dados desatualizados e que não são mais utilizados ocupam espaço e tornam sistemas mais lentos, além de promoverem equívocos nas tarefas do dia a dia.
É fundamental que atualizações ocorram periodicamente e que as “limpezas” do banco aconteçam.
Como fazer este tipo de higienização?
A higienização de dados pode ser realizada a partir dos cuidados na hora do cadastramento de informações, observando-se regras e normas para isso.
Além disso, a sua atualização é de fundamental importância, portanto, é imprescindível que práticas e estratégias sejam adotadas visando manter cadastros com qualidade.
Existem ferramentas que organizam e padronizam dados, como, por exemplo, número de telefones, CNPJ, endereços, etc.
Por fim, existe a higienização de Cloud Computing, ou seja, efetivamente “limpar” do banco tudo aquilo que não se utiliza mais, o que é considerado “lixo”.
Agora que você sabe mais sobre a higienização de dados e sua importância, conheça a CL9 Tecnologias e saiba como podemos colaborar com sua empresa quando o assunto envolve qualidade de armazenamento e acesso às informações!
(Imagens: divulgação)