Quais os benefícios do omnichannel para o e-commerce?
Muito mais do que tendência, o omnichannel é uma estratégia fundamental para as empresas que buscam uma melhor performance e experiência ao cliente.
Através dela, é possível ter um foco maior na satisfação do cliente, bem como fazer com que a empresa entenda o comportamento e preferências desse.
Nesse sentido, esse artigo visa mostrar quais são os principais benefícios do omnichannel para o e-commerce. Continue lendo e confira!
O que é omnichannel?
O omnichannel é um termo que surgiu como uma evolução do multi-channel.
É muito claro que as empresas devem possuir múltiplos canais de interação com seus clientes.
Porém, a eficiência se mostra muito maior quando há a integração desses canais.
Essa integração é o que se define por omnichannel.
Quais são os principais benefícios do omnichannel para o e-commerce?
A integração de dados e plataformas permite extrair valores.
O mesmo acontece quando os canais de comunicação se conversam.
Essa convergência da experiência do consumidor com a marca acaba por gerar uma nova forma de se pensar em marketing.
Ainda que esse não seja um desafio novo, as possibilidades criadas com a tecnologia nos obriga a remodelar esse tipo de interações quase que diariamente.
Vejamos alguns pontos práticos:
Melhora na comunicação com o cliente
Com uma variedade de canais integrados, provavelmente se poderá ter acesso ao cliente a qualquer momento e em todo lugar.
Isso vale também para os clientes em potencial.
E o resultado é simples: quanto melhor a comunicação com os clientes, maior a chance de lucros.
O acesso facilitado aos clientes também traz maior visibilidade à empresa e sua marca.
Na era das redes sociais, isso significa um maior engajamento do público que pode atuar como um agente de marketing de baixíssimo custo e alto rendimento.
Processos mais rápidos
A integração dos canais de comunicação implica também no acesso às informações geradas pelas interações.
Assim, não só o lado do cliente estará integrado, mas o administrativo da empresa também acessará e cruzará informações em uma plataforma única.
Outro benefício dessa abordagem é a possibilidade de se agregar inteligência aos processos de negócio, absorvendo a eficácia dos canais integrados e tornando os fluxos de marketing e vendas que utilizam desses meios igualmente eficazes.
Coleta de dados
Um fluxo de trabalho inteligente se baseia em dados.
Todas as informações adquiridas nas interações com clientes podem e devem ser organizadas para que sejam gerados relatórios que apoiem a tomada de decisão.
Ao adotar-se a abordagem omnichannel, a extração e importação de dados para sistemas gerenciais se dá de forma mais simples.
Isso implica em redução de custos e processos mais eficientes.
Já na conquista de novos clientes, o omnichannel ajuda sua empresa a focar no público-alvo com maior assertividade, bem como contribui para o desenvolvendo de produtos e serviços mais atrativos.
Aumento nas vendas
Possuir as melhores formas de comunicação com clientes aumenta exponencialmente a probabilidade de sucesso e lucros.
Em consequência aos temas que citamos, é natural que haja o aumento nas vendas já que as otimizações também naturais aos processos de trabalho permitirão que a empresa entenda as necessidades do cliente e possa focar em atendê-las.
Conhecer o cliente e garantir a sua satisfação não só dá apoio à empresa na construção de seu portfólio de produtos e serviço, como abre a possibilidade de se utilizar novos canais de vendas mais eficazes.
Isso porque conhecendo o cliente, graças à melhor comunicação, conhece-se também seus hábitos e preferências.
A CL9 Tecnologias pode ajudar nesse sentido! Acesse nosso site e conheça nossos serviços e veja como podemos apoiar sua empresa na construção de um melhor relacionamento com seus clientes!
(Imagens: divulgação)