Conheça as principais tendências de TI para 2022
Depois de dois anos com muitos problemas, novos momentos começam a surgir e as tendências de TI para 2022 já passam a fazer parte das rodas de conversas dos profissionais desse segmento e da realidade de muitos negócios.
A pandemia do Coronavírus foi a grande responsável para que a tecnologia sofresse um processo de aceleração nesse período.
Para se ter ideia, uma pesquisa realizada pelo Instituto FSB, contratado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), mostrou que 93% das empresas desse setor adotaram pelo menos um serviço envolvendo tecnologia e transformação digital em suas rotinas durante a pandemia.
Muitas mudanças ocorreram e as adaptações foram necessárias, quando, então, a área de TI teve que se adaptar à nova realidade e trazer soluções para que o mundo continuasse com suas atividades, ainda que em situações diferenciadas.
Continue lendo e saiba mais sobre o que virá forte no novo ano que se inicia e o que já é uma grande tendência de TI para 2022.
Quais são as principais tendências de TI para 2022?
A área de TI nunca foi tão importante como nesses últimos tempos, ajudando as empresas e pessoas a continuarem com as suas rotinas diárias em meio a uma situação inusitada na vida da imensa maioria da população.
Toda essa movimentação impulsionou o mercado e a área da Tecnologia da Informação traz novas mudanças e modelos que se projetam e solidificam em 2022, como, por exemplo:
Empresas distribuídas
O home office já vinha sendo apontado como uma tendência mundial antes mesmo da pandemia, porém ganhou força e continuará sendo uma realidade na vida de milhões de pessoas em todo o mundo, por isso, o fortalecimento do modelo de empresas distribuídas.
Essa distribuição geográfica dos colaboradores faz com que as áreas de TI tenham que encontrar alternativas que possibilitem para todos os envolvidos:
- qualidade,
- agilidade,
- segurança.
Chatbots com IA
Os chatbots fazem parte das principais tendências de TI para o próximo ano.
Eles deverão melhorar suas performances e para isso estarão cada vez mais se integrando com a Inteligência Artificial.
Isso possibilitará o seu uso no WhatsApp e Telegram, além de amadurecer suas funcionalidades.
Cada vez mais, o público consumidor utilizará essa ferramenta como canal de comunicação e desenvolvimento de negócios na internet.
Proteção de dados
A LGPD exige que os dados sejam protegidos.
A questão segurança das informações ganhará um grande impulso em 2022 e os cuidados com os dados serão cada vez maiores, já que sanções começaram a ser aplicadas ainda em 2021.
Hiperautomação
A hiperautomação é outra grande tendência, onde os processos repetitivos serão controlados, supervisionados e ações decididas através de sistemas informatizados, sem a intervenção direta dos colaboradores.
Essa tendência torna-se realidade a partir do crescimento e desenvolvimento de áreas que envolvem:
- automação robótica de processos,
- machine learning,
- inteligência artificial.
Sistemas autônomos
Por fim, outra das tendências de TI para 2022 está no desenvolvimento de aplicações envolvendo sistemas autônomos.
Esses sistemas estão cada vez mais sofisticados e, com o crescimento dessas novas necessidades que estão surgindo, serão desenvolvidos para aprender, se atualizarem e modificarem seus algoritmos sem a necessidade de atualizações de software.
A decorrência disso está nos grandes avanços da robótica e de veículos autônomos que muito em breve estarão circulando pelas ruas de todo o mundo.
Agora que você já sabe quais são as tendências de TI para o ano de 2022, continue conosco e leia nosso post onde você poderá tirar suas dúvidas quanto à computação quântica!
(Imagens: divulgação)