Artigos

Sistema de detecção de intrusão (IDS): segurança de nível elevado

A sigla inglesa IDS significa “Intrusion Detection System”, ou seja, Sistema de Detecção de Intrusão.

As ameaças cibernéticas crescem em todo o mundo, uma vez que os criminosos também possuem acesso à tecnologia e constroem verdadeiras armadilhas para poderem lucrar às custas de sistemas frágeis e empresas que não estão preparadas para suportar os seus ataques.

Segundo o Índice Global de Proteção de Dados (IGPD), no ano de 2023, em nosso país, quase seis em cada dez empresas sofreram ataques ou incidentes cibernéticos.

Outra informação que demonstra o complicado momento que estamos vivendo vem da empresa americana Chain Analysis, informando que os hackers captaram US$1,1 bilhão com ataques de ransomware nesse mesmo ano, ou seja, quase o dobro dos prejuízos gerados no ano de 2022.

Neste post, apresentaremos o IDS, uma forma inteligente de prevenção contra os crimes cibernéticos que precisa ser conhecido por sua empresa. Continue lendo e confira!

O que o sistema de detecção de intrusão (IDS) detecta?

O IDS é uma ferramenta de segurança de rede que monitora o tráfego e os dispositivos conectados nos sistemas de uma organização, avaliando e buscando:

  • atividades maliciosas conhecidas,
  • atividades suspeitas,
  • violações de políticas de segurança.

Através dessa ferramenta, as ameaças são identificadas e avisos são encaminhados aos responsáveis pela segurança dos ambientes digitais, possibilitando que medidas sejam tomadas visando evitar consequências que causem sérios prejuízos à operação.

Um dos métodos utilizados é a detecção de assinatura, ou seja, a análise dos pacotes de redes onde sequências de códigos de malware são identificados e assinalados como uma ameaça.

Outra possibilidade é a localização de problemas a partir das anomalias que ocorram na rede, como, por exemplo, algum processo que passe a utilizar mais largura de banda do que normalmente utiliza. Essa situação pode indicar uma tentativa de invasão.

Além disso, outros métodos também podem ser usados, como:

  • bloqueios de endereços IP e domínios associados a atividades maliciosas ou suspeitas,
  • análise do comportamento de protocolo,
  • solicitações de conexão TCP simultâneas vindo de um único endereço IP.

As diferenças entre IDS e firewalls

É importante compreender que o IDS não é o firewall, no entanto, os resultados a partir da adoção dessas duas ferramentas são altamente recomendáveis.

Enquanto o IDS é um sistema passivo que detecta as ameaças, informando aos responsáveis o que está acontecendo, o firewall é um dispositivo de proteção ativo.

Isso significa que o primeiro identifica e informa a situação, enquanto o segundo bloqueia as ameaças.

As novas ferramentas de firewall já trazem incorporadas em suas soluções o IDS, melhorando ainda mais os resultados, pois, além de localizar rapidamente um possível problema, ele adota também um sistema de prevenção de intrusão, conhecido como IPS, desativando as ameaças na rede.

Benefícios de contar com Cloud protegido por IDS

Como se observa, apesar das tentativas e do desenvolvimento de ataques cada vez mais sofisticados por parte de criminosos, os recursos de proteção também existem e as empresas podem contar com essas soluções.

Especialmente para aquelas que utilizam suas aplicações e soluções digitais armazenadas na nuvem, contar com soluções cloud protegidas por IDS é uma excelente maneira de evitar ataques e invasões de hackers.

Esse é o caso das soluções da CL9 Tecnologias, garantindo proteção tanto por IDS como também por firewalls que possuem sistemas de prevenção de intrusão.

A CL9 Tecnologias é uma empresa especializada no assunto, oferecendo a seus mais de 1.400 clientes ativos soluções completas em nuvem e a desejada segurança das informações.

Para conhecer detalhes a esse respeito e compreender de que forma as aplicações podem colaborar com a segurança e o sucesso do seu empreendimento, vale a pena acessar o site e conferir a tecnologia disponível e que pode fazer toda a diferença no dia a dia das operações!

(Imagens: divulgação)

// SOLICITE AGORA

Por favor, preencha o formulário.


    Design by VENONE Agência de design