Qual o impacto da inteligência artificial na análise de dados?
A análise de dados passou a ser um diferencial para muitas empresas que buscam a liderança e a conquista de novos mercados.
Há muito tempo a área de marketing e empresas especializadas nesse assunto trabalham focadas em público-alvo, segmentação de mercado e estratégias voltadas a atender a demanda.
Para isso, uma das principais estratégias está em conhecer o seu público e obter detalhes com relação às suas preferências e tendências de consumo.
Além disso, a análise de dados também passou a ser utilizada em outros setores das empresas, colaborando de forma efetiva com:
- produtividade,
- logística,
- compras,
- manutenção,
- tecnologia da informação.
Neste post, apresentaremos detalhes de como a inteligência artificial colabora com esses processos e o quanto essa tecnologia é importante para melhorar os resultados dos mais diversos empreendimentos. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
Como a inteligência artificial pode ser aplicada na análise de dados?
A inteligência artificial (IA) consiste no desenvolvimento de softwares com capacidade de aprendizado.
Isso significa que tal qual ocorre com o ser humano, essa tecnologia consegue:
- levantar dados,
- aprender com eles,
- analisar e perceber o que está acontecendo,
- decidir o que fazer a esse respeito.
De acordo com uma pesquisa realizada no ano de 2022 pela IBM, 41% das empresas brasileiras já utilizam alguma forma de IA no seu dia a dia.
Existem quatro tipos de análise de dados realizados por essa tecnologia:
A preditiva, que é aquela que utiliza dados históricos, possibilitando o desenvolvimento de previsões futuras baseadas nos acontecimentos.
Outra possibilidade é a prescritiva, onde além de realizar a previsão futura, o equipamento que utiliza a IA prescreve o que deve ser feito a partir dessas informações.
Na sequência existe a análise aumentada, ou seja, ela substitui o que seria feito por um cientista ou uma equipe de ciência de dados, apresentando informações com alto nível de precisão e em tempo real aos executivos que precisam tomar decisões.
Por fim, existe ainda o modelo descritivo que, além de apresentar os dados históricos, traz também a descrição do que aconteceu a partir da decisão tomada.
Confira os principais benefícios em alinhar IA e análise de dados
O alinhamento da inteligência artificial e a análise de dados modifica completamente a forma tradicional de se fazer estudos e avaliações, pois os resultados apresentados têm por base o momento exato em que se deseja obter informações.
Isso significa trabalhar sempre com informações reais e atualizadas, situação que traz muitos benefícios para essa atividade, tais como:
Redução de erros
Essa redução de erros ocorre em função da eliminação da defasagem dos acontecimentos e das decisões a serem tomadas.
A dinâmica dos processos se modificam na medida do comportamento dos consumidores, máquinas das linhas de produção, estoques, soluções de TI e qualquer operação que esteja acontecendo em tempo real.
Maior agilidade
Além de apresentar sempre dados atualizados, a IA, a partir das análises, possibilita que decisões sejam tomadas imediatamente e mudanças possam ser realizadas no exato momento em que os processos estejam acontecendo.
Isso significa agilidade e assertividade nas decisões tomadas.
Unificação e integração de dados da empresa
A visão integrada e única é outra das grandes vantagens apresentada pela análise de dados a partir da implantação da inteligência artificial.
Contando sempre com informações atualizadas, as decisões, sejam humanas ou através da IA, possuem um alto nível de assertividade e passam a ser passíveis de mudanças a partir de qualquer alteração que ocorra no quadro ou assunto que está sendo monitorado.
Agora que você conhece mais sobre a importância e o impacto que a IA ocasiona nas análises, conheça o Static Storage CL9, um produto da CL9 Tecnologias que utiliza esse recurso e o Big Data em suas soluções, proporcionando a seus usuários o que existe de melhor em armazenamento de dados não estruturados.
(Imagens: divulgação)