Nuvem pública, privada e híbrida: qual escolher?
Qual a diferença entre a nuvem pública, privada e híbrida e qual a melhor opção a ser adotada?
Muitos empreendedores e executivos possuem dúvidas a esse respeito, pois desejam migrar suas soluções para a nuvem (também conhecida por cloud). No entanto, não sabem qual o melhor caminho a escolher.
Não existem mais dúvidas a respeito da importância dessa ação e dos benefícios atingidos com a sua adoção.
Para se ter ideia, uma pesquisa realizada pela Equinix demonstrou que no Brasil 8 em cada 10 líderes da área da Tecnologia da Informação (TI) das empresas priorizam a migração para a nuvem.
Os dois principais objetivos a serem atendidos a partir dessa operação são:
- manter a competitividade,
- atender às exigências dos usuários.
Neste post, apresentaremos as diferenças existentes entre a nuvem pública, privada e híbrida e qual a melhor opção para a sua empresa. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!
Quais as particularidades da nuvem pública, privada e híbrida?
Para compreendermos as diferenças entre as opções existentes na migração para nuvens, é importante entendermos o funcionamento de cada uma delas.
A nuvem pública é a mais popular e possui o menor custo do mercado, pois utiliza recursos físicos agrupados e compartilhados. É o modelo aplicado para empresas que utilizam softwares como serviço (SaaS), permitindo a ampliação da capacidade de armazenamento.
Na nuvem privada, como o próprio nome sugere, não existe compartilhamento de equipamentos, ou seja, é uma solução que atende exclusivamente a uma única empresa.
A vantagem desse modelo está no controle total das configurações e é normalmente utilizado por empresas que lidam com transações financeiras, como os bancos e cooperativas de crédito, além daquelas que possuem uma alta exigência de segurança.
A terceira opção, após conhecermos a nuvem pública e privada, é conhecida como híbrida.
Essa solução é a união das duas anteriores, oferecendo o melhor que cada uma apresenta.
Esse modelo possibilita reunir a escalabilidade que a pública oferece e para alguns setores ou serviços que eventualmente sejam necessários, além de manter uma estrutura privada.
Normalmente, é a opção das empresas que já possuem uma boa estrutura montada em termos de TI, onde é possível a convivência dos dois modelos sem a necessidade de altos investimentos.
Como elas se comportam no ambiente corporativo?
Diante dessas informações fica claro as diferenças existentes na nuvem pública, privada e híbrida. Vamos então conhecer o comportamento delas no ambiente corporativo.
Optar pela nuvem pública possibilita que sua empresa pague somente pela capacidade utilizada, uma vez que os custos de hardware, aplicativos e largura de banda ficam sob responsabilidade do provedor.
A grande vantagem em sua aplicação está na maneira fácil e descomplicada para realizar as alterações na configuração da solução contratada, conforme as necessidades da sua empresa.
Essa opção pela nuvem privada pode ser realizada junto a um provedor, através da contratação desse serviço ou na própria empresa, quando a estrutura de hardware e demais componentes deverá ser montada no seu ambiente, portanto, os custos são maiores.
Por fim, a híbrida, conforme já mencionado, é a combinação das duas soluções anteriores.
Devo optar por qual modelo de nuvem?
Para uma decisão assertiva com relação à utilização da nuvem pública, privada ou híbrida, faz-se necessário uma análise a respeito das particularidades das operações de sua empresa.
Para isso, é indispensável contar com especialistas que possam desenvolver esse estudo e apresentar uma solução sob medida que atenda especificamente às necessidades da sua organização.
A CL9 Tecnologias possui uma equipe capacitada para realizar essa avaliação e encontrar a melhor solução para sua empresa.
Atuando no mercado desde 2011, a organização oferece alta qualidade nos serviços oferecidos, atendendo a centenas de clientes espalhados por todo o país.
Para saber mais a respeito, acesse nosso site e conheça detalhes de nossa estrutura. Estamos prontos para atender a sua demanda!
(Imagens: divulgação)