Internet do Comportamento: conheça essa tendência tecnológica
Cada vez mais, ficamos surpresos com as novidades que a tecnologia traz para nossas vidas, e, agregada a essa onda de modernidades, há a Internet do Comportamento, que passa a fazer parte da realidade do cotidiano.
A IoB, do inglês, Internet of Behaviors, é um conceito que diz respeito à captura dos rastros deixados pelos usuários nas práticas do dia a dia.
A Gartner, empresa de consultoria norte-americana, apresenta em seu ebook “Principais Tendências Tecnológicas para 2021” a IoB como uma das nove tecnologias que estão sendo utilizadas e implantadas por muitas empresas em todo o mundo nesse ano.
Conhecer detalhadamente o comportamento das pessoas é uma grande vantagem para as empresas que desejam oferecer o produto certo no momento ideal, transformando-os em potenciais clientes ou monitorando aquilo que estão realizando.
Nesse post apresentamos a Internet do Comportamento e o que isso representa para as empresas e sociedade. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
O que é Internet do Comportamento?
A Internet do Comportamento é a possibilidade existente, através do uso da tecnologia, em saber o que as pessoas estão fazendo e de que maneira escolhem produtos e serviços.
Também pode ser utilizada, por exemplo, para verificar como um motorista se comporta no trânsito ou se os alunos de determinada entidade educacional utilizam a biblioteca e laboratórios disponíveis.
O fato é que, através de câmeras, entradas e saídas eletrônicas, utilização de cartões bancários e todo tipo de sistemas de controles, dados podem ser capturados, analisados e possibilitam estimular ou desestimular a pessoa rastreada em relação a alguma ação.
A tecnologia disponível, quando integrada, passa a ser uma ferramenta poderosa para a avaliação e incentivo por determinados comportamentos e isso pode fazer toda a diferença para os resultados econômicos de uma empresa.
Quais são os benefícios da IoB?
Para as empresas, desenvolver processos com a Internet do Comportamento possibilita um acréscimo efetivo de oportunidades de negócios, pois é possível oferecer através dos canais de comunicações digitais, produtos e serviços que ajudem àqueles que procuram por essas soluções.
Para o consumidor, facilita e simplifica a busca por aquilo que possa atender à sua expectativa, gosto e resolução de eventuais problemas que o aflige.
Certamente, também é muito apropriada para o uso pelo poder público, contribuindo para:
- segurança pública,
- detecção de fraudes,
- lavagem de dinheiro,
- controle das operações de cartéis.
Internet do Comportamento x privacidade
Apesar das vantagens apresentadas, existem os problemas que podem ser causados pela Internet do Comportamento, quando mal utilizada.
A invasão da privacidade das pessoas é uma deles.
No Brasil, a LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, regulariza o uso das informações que devem garantir ao cidadão:
- um propósito adequado para a captura dos dados,
- o uso apenas dos dados necessários para os objetivos propostos,
- livre acesso da pessoa aos seus dados,
- qualidade dos dados,
- transparência,
- segurança dos dados,
- prevenção de danos às pessoas que tiveram seus dados capturados,
- não discriminação,
- responsabilização e prestação de contas por parte de quem captura as informações.
Assim como as forças de segurança podem rastrear e acompanhar pessoas suspeitas de crimes, a má intenção na utilização dessas informações podem criar problemas para a sociedade, onde a privacidade passa a ser ameaçada.
A busca por um equilíbrio com relação a esse assunto ainda será motivo de muitas discordâncias e debates, porém, a realidade está posta e a tecnologia disponível.
Agora que você já conhece a Internet do Comportamento, suas vantagens e os cuidados que precisam ser tomados, continue conosco e leia nosso post que apresenta a Segurança x LGPD: evite o vazamento de dados!
(Imagens: divulgação)