Visando dar uma garantia maior na disponibilidade de dados, nnossa infraestrutura de operações no Brasil está baseada em dois datacenters nível Tier III, conectados entre sí através de fibra ótica privativa redundante e operamos no regime 24×7×365 de forma a oferecer o mais alto nível de disponibilidade.

 

No datacenter principal, a Equinix, estão os servidores primários contendo a maioria da base operacional de clientes da CL9. Este ambiente roda sob uma sólida plataforma Cloud chamada OnApp, a qual também está conectada em âmbito global a outras plataformas CLoud tornando-se uma extensa rede de fornecedores de IaaS. Além disso, toda infraestrutura de rede no Brasil está conectada às maiores empresas fornecedoras de nuvens públicas.



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Estrutura física

Os servidores principais da CL9 ficam alocados no datacenter da Equinix®, em Santana do Parnaíba, SP - em um terreno de 20.000 m². O edifício foi projetado e equipado com tecnologia de ponta para prover o melhor serviço em Hosting e Colocation e tem capacidade de hospedar até 2.800 racks. A Equinix® atualmente é a maior empresa do setor, contando com 220+ datacenters em 5 continentes, formando uma ampla plataforma de interconexão de alcance global.

Energia elétrica

A estrutura de fornecimento de energia elétrica foi projetada para evitar que falhas neste processo sejam percebidas pelo cliente. O datacenter recebe energia da subestação própria de alta tensão e linhas redundantes que garantem mais confiabilidade e estabilidade do que as linhas convencionais de média tensão.

Geradores de energia

Dentro do prédio, uma estrutura de No-Breaks (UPSs) inteligentes garante uma hora de autonomia até que os geradores entrem em ação (cerca de 40 segundos). São 8 geradores de 3125kVA (2500kW) em configuração N+1 + swing, somando 20 MW, que garantem uma autonomia de 72 horas sem reabastecimento em caso de falha no fornecimento de energia na subestação. Cada rack no datacenter tem uma densidade média de 4Kvas, podendo alcançar até o máximo de 12Kvas.

Climatização

O sistema de refrigeração foi construído com base na iniciativa global de sustentabilidade e utiliza uma tecnologia de refrigeração, que integra soluções de resfriamento evaporativo de ar e Free Cooling Indireto, gerando 3.340 toneladas/hora de refrigeração a fim de reduzir o uso de energia e maximizar a eficiência, além de utilização de energia solar para alimentação elétrica dos escritórios e tratamento de água de chuva e esgoto para reuso.

Abastecimento de água

Com seus reservatórios de água localizados no próprio terreno, garantem que os aparelhos de ar-condicionado, dependentes desse abastecimento, funcionem por dois meses sem o reabastecimento dos repositórios. Mesmo assim, em caso de falha, um fornecedor de emergência é acionado e o reabastecimento acontece em menos até 24 horas.​

Contrôle de temperatura

O contrôle de umidade e temperatura é garantido com sensores espalhados pelo datacenter (a cada 10 m²). As medições são feitas eletronicamente em intervalos de 3 segundos com o intuito de garantir a conformidade com os padrões internacionais.

Contrôle de acesso

O datacenter utiliza um rígido controle de acesso, contando inclusive com seguranças armados na portaria, com funcionamento 24 horas por dia, 365 dias por ano. Somente pessoas autorizadas por controle biométrico podem acessar a área onde se encontram os servidores da CL9. Todo o complexo é monitorado através de circuito interno de TV, com armazenamento de imagens. A circulação pelo prédio também é monitorada através de um sistema de Smart Cards que permite o acesso somente a locais previamente autorizados.​

Conectividade

A CL9 está conectada à múltiplas conexões de fibra ótica, que podem alcançar velocidades de até 180 Gbits/seg, as quais são providas através de links com os maiores Data Carriers nacionais de internet, tais como GVT, Level3, TIM, Vivo, etc., além de também estar conectada ao .IX PTT-Metro. A CL9 opera o seu próprio AS (Autonomous System) e BGP-4 permitindo assim trocar tráfego com os maiores players do mercado (Google, AWS, Telefonica). Essa arquitetura garante que o tráfego de rede sempre utilizará o link menos congestionado para alcançar os servidores da CL9.

Detecção e extinção de incêndio

Sensores ópticos, iônicos e termovelocimétricos são responsáveis por detectar princípios de incêndio nas dependências utilizando as tecnologias VESDA e água nebulizada para acionar as medidas de contingência, caso seja necessário.

Segurança da informação

A rede da CL9 utiliza servidores de Firewall em 2 camadas com IDS (Intruder Detection System), o que permite que todas as tentativas de acesso indevido ao sistema sejam gravadas e em casos extremos, os engenheiros de rede são imediatamente avisados. Garantimos um nível de segurança muito elevado, aliado a uma política de regras claras e objetivas.​

Monitoramento constante

A infraestrutura de rede da CL9 é monitorada 24h por dia, 365 dias ao ano. Ao mínimo sinal de problema, seja ele qual for, a equipe de administração dos servidores é imediatamente avisada para que as providências sejam tomadas.​s.

Engenheiros de rede

Engenheiros certificados estão sempre disponíveis para resolver quaisquer problemas que por ventura possam ocorrer. Além disso, uma equipe inteira pode ser acionada através de celulares ou rádio se houver necessidade em qualquer hora do dia ou da noite.​

Soberania de dados

Garantia de que os dados e as aplicações ficarão fisicamente instaladas no Brasil por padrão. Entretanto, caso o cliente necessite, temos a capacidade de fornecer infraestrutura em outras jurisdições.

Localização

Estratégicamente instalado em Santana do Parnaíba, SP, tem fácil acesso às principais rodovias, região central de São Paulo e aos aeroportos locais e internacional.

DISASTER RECOVER AS A SERVICE – DRaaS

No datacenter secundário, a Ascenty, estão instalados os servidores de DraaS (Disaster Recovery as a Service), onde os clientes que contrataram esse serviço, têm suas aplicações e base de dados replicados para essa localidade. Em caso de desastre catastrófico no datacenter principal (incêndio, terremoto, inundação, etc.) , os servidores do datacenter secundário entram em operação.

Todos os equipamentos são de fabricantes renomados como Intel®, Dell®, Cisco® etc., além de uma ampla cobertura de múltiplos links com a internet fornecidos pelos maiores Data Carriers do país

 

Além de garantir a continuidade de negócios das empresas, uma outra vantagem é o fato da CL9 ter mais flexibilidade de rotas de tráfego pela internet utilizando os múltiplos fornecedores de conectividade de ambos os datacenters. Os dois datacenters estão separados fisicamente em aproximadamente 14 Km, e conectados através de fibra ótica PRIVATIVA e do .iX BR (PTT Metro – Ponto de Troca de Tráfego de São Paulo) , garantindo uma maior redundância do fluxo de dados. Caso haja uma queda de link no datacenter principal, o tráfego é escoado através do datacenter secundário.

Quadro comparativo entre os datacenters

EQUINIX

ASCENTY

EDIFÍCIO

    Localização

Santana do Parnaíba, SP

Osasco, SP

    Área Total

20.000 m2

4.000 m2

    Área Co-location

2.944 m2

1.200 m2

    Estacionamento

    Tipo Edificação

Prédio 2 andares

Prédio térreo

    Proteção contra Incêndio

Sistema de água nebulizada

Gás FM200

INSTALAÇÕES

    Energia Elétrica

4 – 12 Kva/Rack

3 – 10 Kva/Rack

    Entrada alimentação elétrica

2

2

    Configuração UPS

Bloco redundante

Bloco redundante

    Redundância UPS

N+1

N+1

    Capacidade de Carga

8 geradores (3100 Kva cada)

6 geradores (560 Kva cada)

    Refrigeração

Evaporativo Indireto

Free water system

    No-Breaks

1 hora

1 hora

    Configuração Refrigeração

N+ 20%

N+ 1 AC

SEGURANÇA

    Biometria

    Porta eclusa 

    Segurança armada

    24x7x365

    Visita acompanhada

    Monitoramento por câmeras

CONECTIVIDADE

    Multi Carriers

    .iX BR – PTT Metro SP

    Cross Connects

    SLA

99.9%

99.9%

CERTIFICAÇÕES

· ASAE3402 Type II
· ISO 22301
· ISO 27001
· ISO 9001:2015
· PCI DSS
· SOC 1 Type II
· SOC 2 Type II
· UpTime Institute

· Up Time e TR3 TÜV Rheinland
· ISAE 3402/SSAE 18
· ISO 27001
· ISO 20000
· PCI-DSS
· ISO 14001
· ISO 37001
· ISO 50001

COMODIDADES

    Área de espera

    Sala de reunião

    Estações de trabalho

    Wi-fi

    Chuveiros