Como a IoT e o cloud computing transformam a conectividade e a eficiência?
A IoT ou Internet das Coisas é uma realidade no mundo corporativo, viabilizando muitas operações, já que componentes, objetos e equipamentos se comunicam e oferecem dados e informações em tempo real, possibilitando que decisões possam ser tomadas com alto nível de assertividade.
O cloud computing, por sua vez, viabiliza essas operações, reduzindo significativamente os custos e possibilitando a implantação de recursos e tecnologias que estariam distantes da realidade de muitas empresas.
Segundo uma pesquisa realizada pela Fortune Business Insights, o mercado global envolvendo a conectividade e inteligência dos dispositivos deverá atingir a incrível marca de US$3,3 trilhões até o ano de 2030.
Esse extraordinário valor demonstra o quanto essas tecnologias são importantes e estarão fazendo parte do dia a dia de toda a sociedade nos próximos anos.
Neste post, apresentaremos detalhes da IoT e o quanto o cloud computing irá colaborar para o sucesso dessas operações. Continue a leitura e confira!
O papel do cloud computing na evolução da IoT
Não é difícil de imaginar o desafio que envolve a conexão dos dispositivos IoT aos servidores e na alimentação de dados de sistemas distribuídos por todo o mundo.
O fato é que não está longe o dia em que estaremos caminhando pelas avenidas das cidades em qualquer parte do mundo e relógios, aparelhos celulares e chips instalados em nossas roupas estarão se comunicando com sistemas e facilitando a vida da sociedade.
Isso será a realidade da totalidade dos escritórios, armazéns e chão de fábrica, já que os processos serão constantemente monitorados, evitando erros e enganos nas operações.
A saída para isso está na adoção do cloud computing, ou seja, de soluções em nuvens que possuam capacidade para armazenar e gerenciar dados, oferecendo:
- viabilidade financeira,
- segurança,
- adaptabilidade a novas demandas.
Sem a computação em nuvem seria impossível atender a esse futuro que vem se desenhando, onde a integração e a comunicação ocorrem em tempo real, possibilitando novidades jamais vistas e que em breve estarão disponíveis.
Vantagens de integrar cloud computing e IoT
Não há como imaginar um mundo integrado sem o uso do cloud computing e da IoT.
A união dessas duas tecnologias fazem toda a diferença, uma vez que colaboram de maneira efetiva com governos, corporações e todo tipo de instituição que trabalha com a informação, apresentando muitas vantagens, tais como:
Redução de custos operacionais
Através da adoção da tecnologia cloud computing a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura física deixa de existir.
O uso dos recursos disponíveis na nuvem facilita toda a operação e possibilita a otimização dos recursos financeiros das empresas, uma vez que ela paga apenas por aquilo que utiliza.
Armazenamento e processamento de dados escaláveis
A IoT exige grande capacidade de armazenamento e processamento, portanto, torna-se imprescindível a escalabilidade das estruturas físicas na medida em que a demanda assim exija.
Mais uma vez, a solução adequada para isso é o cloud computing, onde essas condições são praticamente ilimitadas e a responsabilidade pela adequação das estruturas de hardware passam a ser da empresa contratada.
Análise avançada e tomada de decisões ágeis
Por fim, outra grande vantagem existente na integração da IoT com o cloud computing está na rapidez e qualidade com que a análise das informações podem ser realizadas. Dados precisos e consistentes estão à disposição para a assertividade nas tomadas de decisão.
Como se observa, as duas tecnologias se completam, transformando-se em um ecossistema conectado.
Isso significa que empresas de qualquer porte e dos mais variados segmentos podem contar com o que existe de melhor no mundo em termos de ferramentas digitais para desenvolverem os seus negócios.
Para conhecer ainda mais sobre o assunto, recomendamos que leia nosso post que trata e mostra quais as tendências emergentes em cloud computing para 2025. Acesse e confira!
(Imagens: divulgação)