Ataques de ransomware: é possível prevenir?
Você já ouviu falar de ataques de ransomware e dos prejuízos gerados por essa situação?
Para facilitar o entendimento, a palavra inglesa ransom significa resgate.
Esse é mais um dos crimes cibernéticos cometidos por hackers que, a partir dos descuidos, conseguem invadir um computador ou uma rede deles, causando sérios problemas.
Segundo a empresa de consultoria alemã Roland Berger, o Brasil é o quinto país do mundo que mais sofre ataques digitais, ficando apenas atrás dos seguintes:
- Estados Unidos,
- Reino Unido,
- Alemanha,
- África do Sul.
Segundo a pesquisa, só no primeiro semestre de 2021 foram 9,1 milhões de casos em nosso país.
Neste post, apresentaremos os ataques de ransomware e o que fazer a esse respeito. Continue lendo e confira!
O que são ataques de ransomware?
Ataques de ransomware ocorrem quando criminosos digitais encontram falhas de segurança nos protocolos ou portas de comunicação utilizados pelos sistemas operacionais.
Toda empresa precisa trocar informações, arquivos e documentos com:
- clientes,
- fornecedores,
- bancos,
- governo,
- representantes, etc.
Para isso, é preciso acessar a internet, quando os servidores, micros, notebooks e até mesmo smartphones podem ficar expostos e possibilitar que acessos sejam realizados por hackers.
Esses acessos, onde malware (softwares desenvolvidos para causar danos) são instalados, podem bloquear toda a rede e criptografar todos os dados dos servidores.
Para a liberação, valores são exigidos pelos criminosos, como forma de resgate para que o seu negócio volte a operar normalmente.
Esses sequestros das informações com necessidade pagamento recebem o nome de ataques de ransomware!
Quais os mais recentes?
Sem citar os casos que já ocorreram no Brasil, é importante apresentar alguns deles que criaram muitas dificuldades e prejuízos às empresas que sofreram os ataques.
Esse é o caso da Telefônica, Nissan, FedEx e Renault que tiveram seus sistemas invadidos por um ransomware conhecido como WannaCry.
Outro malware que causou grandes problemas foi o Petya, responsável por prejuízos estimados em 10 bilhões de dólares, envolvendo:
- Petrolífera Rosneft,
- Mondelez,
- Banco Nacional da Ucrânia.
O Departamento de Transportes do Colorado, a Prefeitura de Atlanta e o Porto de San Diego tiveram suas operações paralisadas a partir da invasão do software conhecido como SamSam, voltando as operações somente após o pagamento do resgate.
Não existem escrúpulos por parte dos criminosos, onde problemas envolvendo ataques de ransomware foram registrados até no Kansas Heart Hospital.
Um dos fatos curiosos, e que chamou a atenção, foi a invasão ocorrida no Hotel Romantik Seehotel Jägerwirt, quando o sistema de fechaduras eletrônicas foi atingido, prendendo os hóspedes em seus apartamentos até que o resgate fosse pago.
Como preveni-los?
Diante desses números e dos envolvidos nos ataques de ransomware, você provavelmente está pensando que deve ser impossível evitar o problema, no entanto, não é isso o que acontece.
Em primeiro lugar, os criminosos estão atentos aos ambientes mais propícios para a prática das invasões, ou seja, empresas que não cuidam de maneira adequada dos seus dados e dos processos de comunicação.
Uma forma de evitar essa situação é contar com organizações especializadas no assunto, que possam colocar toda a estrutura tecnológica a sua disposição, como, por exemplo:
- migração de servidores para a nuvem,
- sistemas de segurança que impedem a invasão de hackers,
- serviços confiáveis de recuperação de informações,
- armazenamento seguro de dados não estruturados,
- proteção, através de plataformas globais,
- ambiente híbrido de alta disponibilidade,
- serviços de backup remoto,
- antivírus,
- consultoria para auxiliá-lo nas melhores decisões.
Toda essa tecnologia pode ser colocada à disposição de sua empresa, impedindo que os ataques de ransomware aconteçam e protegendo da maneira adequada as soluções digitais do seu empreendimento.
Para evitar esse problema e conhecer mais a esse respeito, contate a CL9 Tecnologias e conte com profissionais experientes para ajudá-lo a encontrar as melhores soluções para a segurança digital de sua empresa!
(Imagens: divulgação)