A importância do backup para empresas
Você consegue imaginar quais as consequências para o seu negócio caso todos os dados de suas aplicações (cadastros de clientes, fornecedores, movimentações e tudo mais) sumissem?
Uma situação desse tipo pode ter inúmeras causas: desde um simples problema na forma como a aplicação foi desenvolvida ou até mesmo um funcionário mal-intencionado.
Você estará preparado caso o pior aconteça?
Por que uma empresa deve ter um backup?
Para a maioria absoluta das empresas, não é possível dar continuidade em seus negócios caso ocorra a perda de dados.
O impacto disso pode variar dependendo da quantidade de dados perdidos.
Há também uma série de implicações jurídicas que obrigam as empresas a manter seus dados de transações disponíveis por alguns anos.
Geralmente, toda empresa precisa de backup, o que pode variar é o modo e a periodicidade com a qual esses são gerados.
Existem casos onde um manuseio equivocado do sistema, por um administrador descuidado, pode trazer inconsistências e afetar todo o fluxo do sistema.
Em casos como esse, geralmente, apenas a restauração desses dados a seu estado consistente pode tornar o sistema utilizável novamente.
Como o backup deve ser feito?
Existem ferramentas que controlam quais arquivos serão copiados em suas rotinas de backups e até mesmo a forma com que esses dados serão transportados até a mídia de armazenamento.
Dependendo da complexidade de sua aplicação e seu ambiente, o backup deve ser organizado em ciclos periódicos e replicado para várias mídias. Essas mídias podem ser discos rígidos, fitas magnéticas ou a nuvem.
A manipulação de discos e fitas magnéticas trazem, além do custo, uma demanda por espaço e pessoal especializado para manter essa estrutura organizada e funcional.
Nesse sentido, o uso de plataformas de cloud para armazenar seus backups se torna interessante pelo baixo custo.
É importante frisarmos que o custo do backup não se resume apenas aos valores gastos todo mês ou todo ano com isso.
O custo precisa ser calculado baseado nesses valores, somados ao tempo gasto pelos seus colaboradores para manter essa estrutura funcionando, bem como a duração que leva para restaurar um backup caso o pior aconteça.
Benefícios da utilização da nuvem para fazer Backup
Ao contratar um serviço de cloud para fazer seus backups, você literalmente tira da sua empresa e colaboradores uma responsabilidade que não tem a ver com a atividade fim do seu negócio.
O maior benefício disso, sem dúvida, é que uma atividade tão crítica como o backup passará a ficar na mão de especialistas, trazendo mais segurança e comodidade.
Serviços de cloud atenderão sua empresa utilizando normas e boas práticas para garantir que tudo vai estar em conformidade com seus backups e você poderá restaurá-los em tempo hábil caso o pior aconteça.
Além das normas, boas práticas e o time de especialistas, seu backup estará armazenado em uma estrutura infinitamente superior ao que você teria caso optasse por manter suas cópias de segurança localmente.
Usar a nuvem também traz mais praticidade de uso, já que é um ambiente onde a maior parte das atividades são automatizadas, isso significa que seus dados estão à sua disposição independente da hora que você precisar acessá-los.
Faça já um orçamento com a CL9 Tecnologias e veja como seus backups podem ser bem mais simples e seguros para sua empresa!
(Imagens: divulgação)