Como fazer o arquivamento de documentos a longo prazo de forma segura?
Para guardar históricos ou atender a legislação, faz-se necessário o arquivamento de documentos.
Todo empreendimento possui documentos que raramente ou nunca são acessados, pois se tratam de processos já resolvidos e que passam unicamente a fazer parte do histórico das operações.
No entanto, muitos deles precisam estar à disposição para uma eventualidade ou devem ser armazenados por determinado tempo, atendendo a legislação estabelecida.
Com o avanço tecnológico é possível guardar documentos por longos períodos, porque com a digitalização, eles não sofrem o desgaste do tempo e não ocupam espaço físico nos antigos e conhecidos “arquivos mortos”.
No entanto, é fundamental que cuidados sejam tomados com relação a esse assunto, para que o arquivamento de documentos possa acontecer com facilidade, segurança e o principal, possa ser rapidamente colocado à disposição daqueles que tenham necessidade em acessá-los.
Neste post, apresentaremos detalhes sobre esse assunto. Continue lendo e saiba o que fazer a esse respeito!
Qual a importância do arquivamento de documentos a longo prazo?
Como já vimos, o arquivamento de documentos é uma exigência legal, especialmente para aqueles que fazem parte dos processos fiscais do empreendimento.
No entanto, essa guarda também é importante no que se refere a análise de históricos e consultas que eventualmente possam ser solicitadas, quando então contribuem de forma efetiva para a resolução de dúvidas e questionamentos.
Diante dessa necessidade, é bastante interessante que essas informações fiquem arquivadas em locais adequados, liberando espaço para o armazenamento de dados que são utilizados no dia a dia da operação.
Essa ação significa:
- melhora no desempenho dos sistemas,
- segurança das informações,
- redução dos custos com TI.
Como funciona o armazenamento de documentos a longo prazo?
O armazenamento de documentos a longo prazo é conhecido como Data Archiving, ou seja, arquivamento de dados.
Trata-se de mover dados pouco utilizados para locais remotos, não ocupando espaço na infraestrutura de TI principal do empreendimento.
Essa ação, além de fundamental para qualquer organização, atualmente é fácil de ser realizada, onde as soluções em nuvem são as ideais para garantir qualidade, segurança e rapidez na recuperação das informações.
Para isso, contar com a CL9 Tecnologias é uma excelente alternativa, já que se trata de uma empresa experiente, com mais de 1.200 clientes ativos, e que dispõe das mais variadas soluções de tecnologia em nuvem.
Conheça o Static Storage CL9
A solução Static Storage CL9 foi desenvolvida para criar e gerenciar espaços de armazenamento de dados não estruturados de forma:
- segura,
- confiável,
- flexível.
Através da sua contratação, é possível salvar várias cópias dos dados em diferentes discos e servidores.
Integrado a outros produtos de cloud da CL9 Tecnologias, a solução permite a movimentação de qualquer tipo de arquivo, tendo por base o protocolo http/https (web) para poder ser acessado de forma rápida por qualquer computador ou dispositivo móvel autorizado.
A solução é totalmente compatível com o S3 da AWS, possibilitando a compra de blocos de storage a partir de alguns cliques no painel de controle CL9.
A solução Static Storage CL9 é a melhor solução de mercado para:
- conteúdos estáticos,
- Big Data / IA,
- backup,
- disaster recovery.
Flexível, escalável, resiliente e segura, essa solução permite integrações simples e o compartilhamento de qualquer objeto anonimamente por meio de um link direto.
Para saber mais sobre o arquivamento de documentos, entre em contato com a CL9 Tecnologias e converse com um dos nossos especialistas. Estamos prontos para analisar a sua demanda e apresentar uma solução de qualidade para as necessidades do seu negócio!
(Imagens: divulgação)