Como o ChatGPT funciona: saiba mais sobre essa ferramenta
O uso de robôs e a inteligência artificial (IA) já fazem parte do dia a dia das pessoas, no entanto, poucos conhecem essa ferramenta ou sabem como o ChatGPT funciona!
Lançado no final de 2022 pela OpenAI, uma empresa norte-americana voltada a pesquisas envolvendo IA, essa incrível ferramenta havia conquistado mais de 1 milhão de usuários em apenas uma semana.
A inteligência artificial vem ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo, onde robôs, máquinas e softwares interagem de forma autônoma em muitos processos e tarefas do cotidiano empresarial.
Segundo uma pesquisa da IBM, 41% das empresas brasileiras já utilizam de alguma forma o IA em suas operações. Os investimentos realizados nessa área em nosso país, com relação a essa tecnologia, devem ter ultrapassado os US$ 500 milhões em 2022.
Neste post, apresentaremos como o ChatGPT funciona e o quanto essa ferramenta pode colaborar, facilitando a comunicação e aproximando leads e clientes. Continue lendo e confira!
O que é, exatamente, ChatGPT?
O ChatGPT é um chatbot voltado a desenvolver diálogos reais com as pessoas através de textos.
O seu nome é uma sigla do inglês Generative Pre-Trained Transformer, ou seja, transformador pré-treinado generativo.
Trata-se de uma aplicação da inteligência artificial que inclui a tecnologia Machine Learning, o que significa que a solução reconhece e aprende a comunicar-se a partir do comportamento dos seres humanos.
O grande destaque dessa ferramenta está na possibilidade de interagir com ela como se estivesse trocando mensagens com uma pessoa que possui grandes conhecimentos, ou seja, a ferramenta possui uma espécie de raciocínio lógico.
A plataforma é disponibilizada em diferentes idiomas, inclusive o português.
Como o ChatGPT funciona?
Afinal de contas, como o ChatGPT funciona?
Como vimos, a integração do IA com o Machine Learning permite o recebimento de mais informações e melhores respostas, apresentando:
- coerência com as respostas anteriores,
- habilidade em reconhecer as necessidades do usuário,
- capacidade de tratar qualquer tipo de assunto.
Essa capacidade se dá a partir do acesso que o software faz a um vasto conteúdo disponível na internet, como: artigos, notícias e até mesmo publicações realizadas nas redes sociais.
A partir da análise de frases e de milhões de possibilidades, a ferramenta prevê as palavras que se encaixam no assunto que está sendo tratado e, de forma inteligente e “racional”, consegue formar frases que ajudam o usuário a obter informações relevantes a respeito do que deseja saber.
Basicamente, o ChatGPT trabalha relacionando o uso das palavras nas frases, onde de forma estatística consegue associar os assuntos e criar respostas adequadas para aquilo que o visitante deseja saber.
Como usar essa ferramenta no dia a dia?
O uso do ChatGPT está atualmente voltado a relacionamentos informais, onde o robô é visto como um “conselheiro” sobre os mais diversos assuntos.
Para utilizá-lo, basta digitar uma pergunta e enviar a mensagem.
A resposta, como já mencionado, virá a partir de uma pesquisa que a ferramenta faz na internet, apresentando o conteúdo com maiores possibilidades de esclarecer a dúvida.
Porém, como nem todas as informações publicadas na internet são confiáveis, algumas respostas podem também falhar, uma vez que a plataforma também está constantemente em processo de aprendizado e pode ser “enganada” por dados falsos e as conhecidas fake news.
Independente disso, a OpenAI continua trabalhando no projeto e em breve novidades serão disponibilizadas. Uma delas é a possibilidade do uso dessa ferramenta nos ambientes corporativos.
Isso significa que o uso desse chatbot nas empresas é apenas uma questão de tempo, uma vez que profissionais já estão trabalhando soluções que possam garantir respostas objetivas e confiáveis.
Agora que você sabe mais a respeito dessa ferramenta e como o ChatGPT funciona, acesse nosso blog e aproveite outros conteúdos interessantes voltados a tecnologia!
(Imagens: divulgação)