Tipo de backup: quais são e qual o mais indicado para sua empresa?
Qual o tipo de backup que sua empresa adota para garantir qualidade aos dados e informações dos seus negócios?
Esse é um assunto que na maioria das vezes passa despercebido, mas pode gerar prejuízos e grandes transtornos a partir do momento em que um arquivo é excluído acidentalmente ou quando o servidor por alguma razão para de funcionar.
O que parece impossível, acontece!
A empresa pode parar de funcionar em função de um problema desses, pois, em muitos casos, torna-se impossível:
- faturar,
- cobrar,
- pagar,
- vender.
Neste post, ajudaremos você a encontrar o tipo de backup que pode ser adotado pelo seu empreendimento. Continue lendo e saiba mais a respeito desse importante assunto!
Tipo de backup: conheça os principais?
O backup é uma cópia de segurança dos dados de um dispositivo de armazenamento ou sistema que é realizado para um outro ambiente.
Caso alguma situação de perda de dados venha a ocorrer, é possível recorrer a essa cópia para recuperar as informações perdidas, portanto, é fundamental para qualquer empresa, independente do segmento em que atua.
Uma das maiores dúvidas diz respeito a que tipo de backup adotar na empresa, vamos, então, conhecê-los:
Backup local
O backup local é aquele realizado no próprio ambiente de trabalho, onde se faz uma cópia dos discos internos dos micros e servidores para um HD (hard disk) externo.
Para isso, em algum momento do dia, é necessário que o HD externo seja conectado ao sistema e que, através de um comando, a operação seja realizada.
Esse periférico deverá ser guardado em algum local seguro, preferencialmente em outro ambiente, evitando que no caso de algum problema que envolva um desastre físico ou natural ele não seja também atingido.
Esse é o meio mais utilizado pelas empresas na atualidade, no entanto, é necessário que alguém fique responsável pelo processo.
Backup na nuvem
Outro tipo de backup utilizado é o chamado em nuvem (cloud), ou seja, os dados são copiados para um provedor externo que ofereça esse tipo de serviço.
Nesse caso, o profissional responsável realiza o processo de cópia através da internet, utilizando o espaço contratado junto ao fornecedor desse serviço.
A vantagem é que não existe a necessidade de transporte do HD externo e os cuidados para a guarda física desse periférico, uma vez que todos os dados serão armazenados em discos que estarão disponíveis no ambiente do provedor.
Backup remoto
Por fim, outro formato interessante e que é cada vez mais procurado é o backup remoto.
Trata-se da contratação de uma empresa especializada que realiza de forma automática as cópias, sem qualquer necessidade de interferência de algum profissional da sua empresa.
Nesse caso, os dados são criptografados, garantindo segurança e confidencialidade no processo de tráfego de informações, além de oferecer agilidade e disponibilidade de acesso a partir da confirmação de login e senha do usuário.
Qual é o ideal para sua empresa?
Como se observa, optar por um tipo de backup depende da estrutura que sua empresa possui em termos de equipe de TI (Tecnologia da Informação).
As três opções atendem as necessidades, porém, nas duas primeiras os processos exigem um esforço por parte da equipe interna e todos os cuidados que precisam ser tomados com relação à segurança e recuperação dos dados, quando for o caso.
Já o backup remoto oferece grandes benefícios, uma vez que são muitas as possibilidades de contratação dos serviços, apresentando um valor fixo de acordo com aquilo que foi acordado, portanto, sem surpresas.
Além disso, é como se sua empresa tivesse uma equipe de especialistas internos, cuidando para que os dados do seu negócio estejam sempre disponíveis e protegidos das ameaças existentes.
Agora que você conhece mais a respeito desse importante assunto, acesse nosso site e saiba como funciona o backup remoto da CL9 Tecnologias, um serviço diferenciado e que apresenta o melhor custo-benefício para a segurança das suas informações!
(Imagens: divulgação)