Qual a importância da escalabilidade em Cloud Computing?
A escalabilidade em Cloud Computing é uma possibilidade que efetivamente reduz custos e permite que a estrutura tecnológica contratada se adapte às necessidades do seu negócio a qualquer momento.
Possuir uma estrutura própria de soluções tecnológicas atualmente encarece as operações e acaba obrigando sua empresa a pagar por recursos e serviços que jamais serão utilizados.
Isso ocorre, pois, as soluções de hardware e software apresentam recursos que normalmente estão muito além das necessidades do cotidiano.
Optar por uma solução de Cloud Computing, ou seja, computação na nuvem, segundo a consultoria norte-americana Gartner, fará parte da realidade de 95% das aplicações rodando em todo o mundo no ano de 2025.
Os 5% restantes serão consideradas soluções obsoletas.
Neste post, apresentamos a importância da escalabilidade oferecida por essa solução. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!
O que é escalabilidade em Cloud Computing?
A escalabilidade é uma das mais importantes vantagens que a computação na nuvem oferece a quem faz a opção por esse tipo de solução.
Isso significa que se torna possível e de maneira instantânea modificar as configurações de hardware e software de acordo com a necessidade da empresa, por vezes, inclusive, de maneira automatizada.
Caso a operação tenha sido reduzida, é perfeitamente possível diminuir os custos operacionais de TI, contratando soluções que atendam a demanda de acordo com a realidade em que a empresa esteja vivenciando.
Da mesma maneira, nos casos de expansão, faz-se também as modificações para que a tecnologia esteja de acordo com a operação.
Em resumo, a empresa paga por aquilo que utiliza, sem a necessidade de realizar grandes investimentos e adaptando a tecnologia de acordo com o dia a dia da operação.
Qual sua importância?
Essa situação até alguns anos atrás era impossível de ser uma realidade para as empresas, pois os serviços de internet não possuíam o nível de confiabilidade e a potencialidade oferecida atualmente ao mercado.
A escalabilidade em Cloud Computing, colabora ainda para que os contratantes dessa solução consigam:
- reduzir os custos de TI,
- flexibilizar as escolhas pelas soluções oferecidas no mercado,
- utilizar efetivamente aquilo que a operação necessita em termos de tecnologia,
- mudar de plataforma sem a necessidade de adquirir equipamentos,
- monitorar os recursos disponíveis,
- garantir agilidade e segurança nos processos tecnológicos.
Esse conjunto de vantagens só é possível em processos que oferecem escala, ou seja, tenham capacidade de fornecer sob medida a solução ideal para quem a contrata.
Quais os tipos de escalabilidade?
A escalabilidade de soluções na nuvem ocorre de duas maneiras:
Horizontal
A escalabilidade horizontal ocorre quando se insere mais unidades de processamento ou máquinas físicas ao servidor ou banco de dados.
O objetivo para essa ação é permitir que um maior número de usuários consiga realizar suas transações sem sentir uma queda no desempenho do processo.
Alguns motivos que levam as empresas a optarem pela escala horizontal:
- aumento da simultaneidade de entradas e saídas,
- redução da carga nos nós existentes,
- necessidade do aumento da capacidade do disco.
Vertical
Já a escalabilidade vertical ocorre quando são adicionados novos recursos ao servidor, ou seja, essa situação ocorre quando há:
- aumento de operações de entradas e saídas,
- ampliação da capacidade da CPU,
- aumento de memória RAM,
- aumento da capacidade do disco.
Essas necessidades, em regra geral, ocorrem quando se nota alguma deficiência nos processos em função do aumento das atividades.
Boas empresas que atuam com o Cloud Computing monitoram todos os processos e apresentam sempre a melhor opção em escalabilidade nos casos necessários, como é o caso da CL9 Tecnologias.
Além disso, como já mencionado, a solução possibilita que algum profissional da sua empresa acompanhe a performance dos serviços contratados, o que significa transparência e possibilidades de mudanças a qualquer momento.
Agora que você já sabe da importância a respeito desse importante assunto, leia nosso post que apresenta a diferença entre VPS e servidor cloud!
(Imagens: divulgação)