Saiba o que sua empresa ganha ao controlar a infraestrutura de TI
A infraestrutura de TI é fundamental para que uma empresa possa operar e alcançar os resultados desejados nos dias atuais.
O controle dessa operação precisa estar sob o domínio da equipe responsável pelo TI da empresa, uma vez que as demandas surgem enquanto os negócios se desenvolvem.
Constituem partes dessa infraestrutura todo o hardware e softwares que uma empresa utiliza para a gestão dos processos da organização, como, por exemplo:
- microcomputadores,
- notebooks,
- servidores,
- roteadores,
- smartphones,
- sistemas operacionais,
- ERP,
- aplicativos,
- cabeamento, etc.
A infraestrutura de TI pode ser dividida em duas modalidades: local, onde todos os componentes estão fisicamente presentes na empresa, ou em nuvem, que implica a contratação de um provedor externo responsável pela instalação e manutenção dos ativos.
Benefícios práticos de gerenciar sua própria infraestrutura de TI
O gerenciamento da infraestrutura de TI pode envolver uma estrutura própria em termos de equipamentos ou softwares, ou poderá contar com os serviços de nuvem, uma solução econômica e que ganha cada vez mais adeptos no mundo corporativo.
De acordo com um estudo realizado pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), 52% dos dados processados pelas empresas brasileiras atualmente (2025) ocorrem na nuvem, o que representa um crescimento médio anual de 10% em nosso país.
É fundamental ressaltar que a utilização da nuvem não elimina a necessidade de gerenciar a infraestrutura de TI. Pelo contrário, é totalmente viável realizar esse gerenciamento sem a exigência de grandes investimentos na manutenção dos recursos.
Conheça os benefícios obtidos a partir dessa decisão:
Redução de custos operacionais
O gerenciamento próprio da infraestrutura de TI permite que se possa otimizar os recursos existentes e eliminar os gastos desnecessários com fornecedores externos ou com soluções genéricas.
Além disso, uma solução sob medida em nuvem possibilita investimentos conforme as reais necessidades do empreendimento, portanto, deixam de existir:
- investimentos iniciais,
- contratos de manutenção de equipamentos,
- subutilização de recursos.
Mais segurança e proteção de dados
O gerenciamento da infraestrutura de TI possibilita também o controle direto sobre as políticas de segurança a serem adotadas.
Isso significa, além da responsabilidade existente sobre os dados coletados, organizar e gerir os backups e recuperações, uma situação que garante uma maior proteção sobre as informações sensíveis.
Escalabilidade sob demanda
A infraestrutura de TI em nuvem oferece um benefício significativo: a escalabilidade sob demanda. Isso permite que as empresas ajustem os recursos de TI precisamente conforme suas necessidades evoluem.
Essa situação é perfeitamente possível quando a opção recai sobre soluções flexíveis, como a cloud híbrida e virtualização.
Agilidade para implementar inovações
Outro aspecto a ser considerado está na autonomia existente na infraestrutura, permitindo testar e adotar novas tecnologias com rapidez e segurança.
Mais uma vez, contar com a alta tecnologia com cloud profissional possibilita um controle completo do seu centro de dados virtual, sem que exista alguma dependência de terceiros.
Visão estratégica e tomada de decisão mais eficiente
Por fim, optar por uma solução em nuvem que possibilite o controle total da infraestrutura de TI da sua organização favorece uma visão mais clara sobre o desempenho dos sistemas.
Em outras palavras, sua empresa pode aproveitar ao máximo as soluções em nuvem, mantendo total controle e autonomia sobre suas operações. Isso é crucial para tomar decisões que estejam perfeitamente alinhadas aos objetivos do negócio.
Deseja conhecer mais sobre o assunto e garantir o controle da infraestrutura de TI da sua empresa? Acesse nosso site e saiba mais sobre o Cloud SSD da CL9 Tecnologias!
(Imagens: divulgação)

