Servidor local e servidor em cloud: quais as diferenças?
Você já deve ter ouvido falar em servidor em cloud, um equipamento que utiliza uma estrutura conhecida como “computação em nuvem”.
Entende-se por servidor todo equipamento que centraliza os serviços destinados a uma rede de computadores.
Normalmente, esse equipamento possui grande capacidade de armazenamento e processamento, possibilitando que diversos usuários acessem:
- sistemas,
- aplicativos,
- internet,
- e-mails,
- etc.
O servidor pode estar em nuvem, o cloud, ou ser físico. Neste post, apresentamos as diferenças existentes entre essas duas opções. Continue lendo e confira.
Qual a diferença entre servidor local e servidor em cloud?
Antes de conhecermos as diferenças entre as duas tecnologias, é importante saber que, segundo a pesquisa “Latin-America Cloud User Survey”, 50% da demanda total de infraestrutura no ano de 2025 na América Latina será canalizada para as nuvens.
O Brasil é o país que possui o maior Produto Interno Bruto (PIB) nessa região, portanto, nossos índices são superiores à média dos países latino-americanos. Isso quer dizer que, provavelmente, nossa demanda será ainda maior.
Com isso em mente, entenda as diferenças entre servidos local e servidor em cloud:
O que é servidor local?
Servidor local é um equipamento instalado nas dependências das empresas, onde toda a operação e manutenção são realizadas por colaboradores do próprio empreendimento.
A opção por operar localmente exige que a empresa:
- ofereça espaço físico adequado para a instalação dos equipamentos,
- providencie as soluções de segurança de dados,
- gerencie o acesso,
- realize a manutenção do ambiente,
- atualize e disponibilize os serviços de acordo com a demanda da operação.
Os investimentos para a manutenção dos serviços de TI que possuem servidores locais são altos, podendo ser acrescidos na medida em que atualizações de hardware e software tenham que ser realizadas.
A vantagem nessa opção está em não depender de terceiros para a realização de mudanças e “aparentemente” aumentar a segurança dos dados.
Para isso, investimentos com segurança da informação e a contratação de profissionais especialistas na área precisam ser incorporados à operação.
O que é servidor em cloud?
O servidor em cloud é aquele acessado a partir da internet. Ele está localizado em empresas especializadas, ou em estruturas de terceiros, que operam com soluções em nuvem.
O acesso aos dados se dá de qualquer lugar, desde que autorizado por sofisticadas soluções de segurança, mantida pela empresa fornecedora da solução.
Além disso, essa solução possui outras características que apresentam grandes vantagens, como, por exemplo:
- acréscimo automático de recursos de armazenamento, memória e processadores,
- flexibilidade de acesso, pois, pode estar disponível 24 horas todos os dias,
- segurança dos dados, desde que a escolha recaia sobre empresas de cloud que possuam estrutura adequada para tal,
- redução substancial dos custos, uma vez que não há a necessidade de contratação de especialistas e nem de ambientes especiais voltados à instalação dos equipamentos.
Na prestação dos serviços e na contração de servidor em cloud, a empresa contratante só paga por aquilo que usa, o que significa economia e adaptabilidade dos recursos na medida da necessidade e demanda.
Qual escolher?
A tendência mundial pelas soluções na nuvem demonstra que a melhor opção para a grande maioria das empresas é optar pelo servidor em cloud.
Essa tendência já é praticada por outras áreas das corporações, onde a terceirização dos serviços diminui os custos e coloca na mão de especialistas tarefas que não fazem parte do core business do empreendimento.
No entanto, a computação em nuvem vai ainda mais longe, pois, até mesmo software houses, e-commerces e outros negócios que possuem suas operações baseadas nos serviços de fornecimento de dados acabam optando por essa solução tecnológica devido aos seus grandes benefícios.
Agora que você já sabe quais são as diferenças entre o servidor em cloud e o local, conheça a CL9 Tecnologias, uma empresa pronta para atender o seu empreendimento com serviços que envolvem computação na nuvem. Acesse nosso site e confira nossa estrutura!
(Imagens: divulgação)