Como instalar WordPress?
O WordPress é o mais famoso e mais utilizado CMS (gerenciador de conteúdo) do mundo.
Isso porque ele permite que a criação e o gerenciamento de sites fique mais fácil e dinâmica.
Tendo como base a linguagem PHP, é mantido por uma comunidade muito forte que fornece muitas extensões ao sistema de forma gratuita e também comercial.
Para instalá-lo, basta seguir o passo a passo que montamos, continue lendo!
O servidor
Primeiramente, deve-se escolher um servidor com uma distribuição Linux de sua preferência com acesso SSH e permissão de administrador.
Só assim é possível instalar os pacotes e dependências do WordPress.
O serviço Web e as dependências do PHP
Depois que seu servidor Linux estiver provisionado, será preciso instalar nele um servidor Web Apache ou Nginx, com todas as extensões PHP que o WordPress utiliza.
Dependendo da distribuição Linux e servidor Web que você escolher, nomes, versões e forma de configuração de cada um desses itens podem mudar.
Independentemente disso, o servidor Web deve ser configurado para:
- Ser performático,
- Atender quesitos de segurança,
- Reescrever as URLs do seu site,
- Encaminhar requisições PHP para o interpretador.
Outro quesito essencial é a manutenção de todos esses módulos, que devem estar em constante processo de atualização para que seu site WordPress permaneça seguro.
O banco de dados
Não podemos esquecer que também precisamos de um banco de dados para que as informações do seu site WordPress sejam armazenadas e indexadas.
O banco de dados exige outra série de configurações para que tenha um desempenho satisfatório e possa atender as requisições do WordPress, e isso varia de ambiente para ambiente.
Após todos os ajustes de banco de dados para desempenho e para que você consiga acessá-lo externamente, crie a base de dados que o WordPress irá utilizar, as credenciais e ajuste as permissões de usuário.
O código fonte do WordPress
Com tudo isso em mãos, obtenha o código fonte do WordPress no site oficial e descompacte os arquivos no diretório do servidor que seu Apache ou Nginx foi configurado para usar. Ajuste as permissões de acesso e pronto. Simples como voar!
Após todo o procedimento, se tudo estiver correto, aproximadamente depois de 2 horas você conseguirá acessar o wizard do WordPress para configurar seu site.
Essa configuração consiste em informar qual o endereço e credenciais do banco de dados, idioma, credenciais de administração e nome do seu site.
A CL9 Tecnologias facilita tudo isso para você!
Com o serviço de Application Server da CL9 Tecnologias, todos os procedimentos citados de forma resumida são dispensados.
Toda a instalação do seu site em WordPress se resumirá em alguns cliques e informações básicas de acesso a sua aplicação.
Além da instalação, toda a parte de atualização e demais manutenções ficam a cargo do Application Server.
Pelo painel é possível gerenciar sua aplicação de forma simples e intuitiva, assim você pode focar no que realmente interessa: fazer um site maravilhoso para seus clientes.
Conheça o Application Server da CL9 Tecnologias agora mesmo!
(Imagens: divulgação)