O que é DRaaS e como ele pode proteger sua empresa contra desastres?
Se a sua empresa ainda não conta com um DRaas, é hora de conhecer melhor esse conceito e começar a se preparar para uma série de imprevistos.
Com a transformação digital pela qual o mercado tem passado, a segurança cibernética se tornou um pilar fundamental na atuação dos negócios, que devem proteger seus dados e páginas online.
Assim, contar com um serviço especializado e eficaz é a melhor maneira de evitar imprevistos capazes de prejudicar o andamento das suas operações.
Para entender como o DRaaS pode ajudar a sua empresa nesse cenário, continue a leitura!
Entendendo o conceito de DRaaS
Essa sigla corresponde à expressão Disaster Recovery as a Service, ou seja, recuperação de desastres como um serviço.
A ideia é contar com uma tecnologia capaz de reparar os danos causados por imprevistos como:
- incêndios,
- inundações,
- atos de vandalismo,
- vendavais,
- furto de equipamentos,
- falhas críticas de hardware,
- falhas humanas que prejudicam o banco de dados.
Trata-se de um plano de ação que funciona por meio do cloud computing, a famosa computação em nuvem, que tem se tornado cada vez mais popular ao longo dos últimos anos.
Assim, essa solução contribui com a recuperação da empresa em caso de desastres, ajudando o negócio a recuperar seus dados e sistemas após eventos adversos.
Nesse sentido, se uma falha crítica acontecer e o serviço DRaaS estiver habilitado em seu Cloud, suas aplicações poderão voltar online em questão de minutos.
Benefícios do DRaaS para sua empresa
Contar com esse tipo de serviço traz uma série de benefícios à empresa, especialmente a promoção da segurança cibernética, fazendo com que as operações do negócio estejam sempre protegidas de danos permanentes.
Vale lembrar que, de acordo com um levantamento realizado pela Coveware, ataques de ransomware, um tipo de malware que criptografa arquivos ou bloqueia o acesso a um sistema de computador, podem parar uma empresa por mais de 16 dias.
Nesse sentido, contar com medidas que ajudem o empreendimento a se recuperar rapidamente são fundamentais para manter as suas operações em funcionamento e evitar prejuízos.
Também é importante ter em mente que o DRaaS é uma solução flexível e muito prática, o que significa que é possível reduzir custos com a infraestrutura física envolvida na manutenção das equipes de Tecnologia da Informação (TI).
Todas essas vantagens ajudam a melhorar a resiliência da empresa e a capacidade de resposta a desastres.
Comparando DRaaS com outras soluções de recuperação de desastres
Quando comparado aos métodos de backup mais tradicionais, o DRaaS se mostra uma opção muito mais flexível.
Com ele, é possível selecionar uma variedade de escopos de recuperação, dependendo do tipo de desastre.
Para além de recuperar dados, como no caso dos backups tradicionais, a solução também trabalha com servidores, páginas de internet, sistemas operacionais e outros componentes da infraestrutura de TI da empresa.
Isso significa que esse é um recurso mais versátil e robusto, que amplia as possibilidades de proteção e recuperação dos dados e sistemas do seu negócio.
Assim, você reúne um número maior de funções em uma só ferramenta.
Para contar com todas essas vantagens, que tal conhecer uma plataforma verdadeiramente eficaz e prática?
A solução da CL9 Tecnologias oferece alta performance, em tempo real, para Clouds públicos e privados, com um custo que cabe no seu bolso.
Acesse o site e saiba mais sobre o Disaster Recovery as a Service da CL9 Tecnologias!
(Imagens: divulgação)