TI verde: o que é e como contribuir para esse movimento?
A área da Tecnologia da Informação de qualquer empresa tende a contribuir negativamente para os problemas que envolvem a sustentabilidade do planeta. Surge então a TI verde, movimento criado com o objetivo de mudar essa situação.
A ONU – Organização das Nações Unidas – divulgou em seu relatório Global E-Waste Monitor 2020, que no ano de 2019, 53,6 milhões de toneladas de lixo eletrônico foram geradas em todo o mundo.
Diante dessa realidade, não é difícil imaginar os problemas causados para o planeta, uma vez que resíduos que nem sempre sofrem o processo de reciclagem contribuem para a produção de novos equipamentos que consomem matéria-prima extraída da natureza.
Neste post apresentamos a TI verde, sua importância e como contribuir com o movimento para minimizar os impactos causados no meio ambiente. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
O que é TI verde?
TI verde é o conjunto de ações que tem por objetivo diminuir o impacto da produção e utilização de equipamentos junto ao ecossistema.
Para isso, é fundamental o desenvolvimento de tecnologias que:
- consumam menos energia,
- não utilizem metais pesados como matéria-prima,
- seus componentes não sejam químicos e tóxicos,
- possam ser recicladas e transformadas em novos produtos.
Toda a legislação ambiental está englobada e faz parte do movimento, portanto, exigem ações voltadas a modificar a realidade atual, garantindo a preservação e qualidade de vida da natureza e do ser humano.
Qual a importância da TI verde?
A partir de práticas sustentáveis, a TI verde é fundamental e tem grande importância para a preservação do planeta. Alguns exemplos dessas ações são:
- desenvolvimento de inovações que não provoquem danos ao planeta,
- diminuição do consumo de energia,
- reaproveitamento dos equipamentos,
- eliminação de papéis e resíduos sólidos.
Reduzir o lixo, reaproveitar os recursos e preservar a natureza precisam receber prioridade de todos os setores e na área da Tecnologia da Informação não pode ser diferente.
Como contribuir para esse movimento?
Muitas pessoas e empresas não sabem exatamente como contribuir para o movimento da TI verde, no entanto, se cada um fizer a sua parte, o resultado será perceptível em curto espaço de tempo.
Para isso, a área de TI pode trabalhar com:
Energia limpa
O uso de energia limpa é uma excelente forma de colaborar para um mundo melhor, pois não liberam resíduos na atmosfera e são facilmente implementadas.
Como exemplo, temos a energia solar, facilmente instaladas nas residências, escritórios e até mesmo em ambientes industriais.
As fontes alternativas de energia já são realidades em muitas companhias e contar com essa tecnologia colabora com a sustentabilidade do planeta, além de diminuir substancialmente os custos operacionais com relação às contas pagas mensalmente.
Reaproveitamento de equipamentos usados
A manutenção e os cuidados com os equipamentos eletrônicos aumentam a sua vida útil, o que acaba colaborando também com o projeto TI verde.
Portanto, se possível, busque alternativas para atualizá-los em termos tecnológicos e quando for o momento do descarte, procure doá-los ou remetê-los para algum processo de reciclagem, evitando que sejam encaminhados para lixões ou aterros sanitários.
Uso estratégico da tecnologia
Outra possibilidade bastante comum e que apresenta benefícios sob todos os aspectos é a possibilidade de utilizar provedores na nuvem, ou seja, terceirizar toda a estrutura de hardware dos servidores com especialistas que garantem qualidade e segurança nos dados.
Essa atitude reduz o número de equipamentos em sua organização e diminui consideravelmente o consumo de energia sem perder a qualidade dos serviços.
Outra atitude que colabora diretamente com o movimento é o ato de não imprimir e utilizar os recursos digitais para o armazenamento da documentação e relatórios, exceção feita para aqueles que precisam ser impressos em função da legislação.
Agora que você conhece mais sobre a importância e as possibilidades da TI verde, que tal dar o primeiro passo para propor uma cultura sustentável para a sua empresa?
(Imagem: divulgação)