Saiba como funciona as nuvens híbridas
O primeiro ponto para saber sobre o funcionamento das nuvens híbridas, está em compreender o seu conceito.
Trata-se de um modelo de computação em cloud que utiliza os dois tipos de nuvens existentes no mercado:
-
- pública,
- privada
A nuvem pública é aquela em que várias organizações compartilham um provedor que gerencia os softwares.
A nuvem privada, por sua vez, ocorre quando os serviços e infraestrutura se encontram em um centro de dados único, portanto, sem a divisão dos recursos com outras empresas ou instituições.
Diante disso, as nuvens híbridas são as soluções que utilizam essas duas tecnologias, integrando as informações e sendo imperceptíveis para os usuários. Quer saber mais? Leia nosso post e obtenha detalhes a esse respeito!
Como funcionam as nuvens híbridas?
As nuvens híbridas funcionam a partir da integração das duas tecnologias apresentadas anteriormente.
Empresas e organizações que já estão adequadas ao conceito de cloud, tendem a desenvolver suas atividades utilizando esses dois modelos.
Como já observado, a nuvem privada garante exclusividade, o que evita quedas de performance, especialmente nos horários de pico, e possibilita mais segurança para as informações.
Por outro lado, a nuvem pública traz economia e é o melhor caminho para quem está iniciando o processo de migração para o cloud.
Essa combinação de modelos é perfeitamente possível de ser realizada, onde se garante flexibilidade e opções para a hospedagem dos dados.
É importante destacar que as nuvens híbridas possibilitam a criação de ambientes únicos, quando as seguintes vantagens são observadas:
- redução de riscos,
- minimização dos custos gerais de TI e de nuvem,
- atendimento aos picos sazonais de processamento e armazenamento.
Quais os usos da nuvem híbrida?
Optar pelo uso da nuvem híbrida é comum nas empresas que estão dispostas a realizar a transformação digital, ou seja, incorporar a tecnologia no dia a dia de seus negócios.
O uso dos dois modelos possibilita um equilíbrio para o início de uma evolução digital.
Também é uma excelente opção para a recuperação de acidentes, ou seja, a replicação dos trabalhos locais podem ser realizados em nuvem, facilitando as operações nos casos de problemas.
Além disso, é uma ótima opção para o desenvolvimento e realização de testes das aplicações, quando a nuvem pública serve como espaço para essas tarefas.
A possibilidade de variar as cargas de trabalho também são frequentes nas nuvens híbridas, especialmente nos momentos de grande volume de acessos e do aumento das atividades de processamento.
O fato é que esse modelo permite diversas alternativas, de acordo com as necessidades e demandas que o empreendimento necessita, portanto, um facilitador que colabora efetivamente na oferta de bons serviços e diversas possibilidades.
Existe diferença entre nuvem híbrida e multicloud?
Sim! Multicloud e nuvens híbridas são assuntos diferentes.
Como vimos, o uso integrado da nuvem pública e privada é que constitui o que é conhecido como uma solução híbrida em cloud.
Quando o assunto é multicloud, refere-se a um ambiente que possui mais de um provedor em nuvem pública.
Portanto, uma arquitetura de nuvem pode ser:
- híbrida sem ser multicloud,
- multicloud sem ser híbrida,
- híbrida e multicloud.
Algumas empresas adotam estratégias na utilização de multicloud em ambientes diferentes, onde nuvens híbridas fazem parte de suas operações.
Como se observa, são muitas as possibilidades estratégicas de armazenamento e processamento de dados, cabendo a cada empresa avaliar aquela que melhor atende a sua realidade e necessidade.
Agora que você sabe mais sobre esse interessante assunto, continue conosco e leia nosso post que apresenta o Business Intelligence e Big Data: conheça as diferenças!
(Imagens: divulgação)