On Premise x Cloud Computing: qual é o melhor para sua empresa?
O grande desafio no comparativo entre On Premise e Cloud Computing é provar para os gestores e executivos das empresas qual o melhor ambiente para hospedar seus aplicativos e sistemas de gestão.
O apelo da manutenção dos dados internamente nas organizações, vem perdendo adeptos, com o avanço da computação em nuvem e todas as suas facilidades.
Os data centers instalados localmente nas empresas, normalmente chamados de “on premises”, permitem que você tenha controle total de sua infraestrutura, arcando com todos os custos da manutenção envolvidos (upgrades, licenciamento, manutenções programadas e emergenciais, energia elétrica, backup e segurança).
Já no Cloud Computing existe uma maior eficiência de custos e facilidade de dimensionamento, além da escalabilidade (poder de aumentar e diminuir recursos conforme a demanda).
Se você está em dúvidas sobre qual dos dois escolher, continue lendo nosso post!
Definições de On Premise e Cloud Computing
Antes de mostrarmos quais pontos levar em consideração na hora da escolha, é necessário entender a definição de cada um desses conceitos.
On Premise
Usamos o termo On Premise quando nos referimos a data centers privados que as empresas possuem internamente, em suas próprias instalações e os mantêm de modo independente, arcando com o custo inicial de compra dos equipamentos e demais periféricos, das licenças de sistema operacional, links de acesso redundantes, refrigeração do ambiente, segurança e backup.
Normalmente, a empresa mantém uma equipe própria de TI, responsável por toda a operação.
Cloud Computing
Quando as pessoas falam em Cloud Computing, na maioria das vezes, estão se referindo à nuvem “tradicional” ou “pública”, um modelo em que um provedor de serviços terceirizado, como a CL9 Tecnologias, disponibiliza recursos de computação em nuvem para consumo de acordo com a necessidade.
A nuvem pública é um ambiente multilocatário, ou seja, os recursos de computação são compartilhados por vários indivíduos ou empresas, sendo todos os dados protegidos por criptografia de ponta.
Neste formato, o custo da operação é diluído o que permite que os custos sejam extremamente atraentes.
Qual modalidade escolher: On Premise ou Cloud Computing?
Entendidos os conceitos básicos e conhecendo a necessidade do cliente, a escolha envolve a análise de outros fatores.
Um deles é se o serviço a ser implantado deve atender obrigações por lei ou os protocolos por onde as aplicações são entregues para os usuários.
Mas, outros fatores também precisam ser levados em conta na hora de decidir entre um provedor de cloud ou On Premise:
Estrutura física
Uma sala com tamanho adequado, sistemas anti incêndio, gerador de energia, nobreak e ar condicionado de precisão são apenas o básico para iniciar a montagem de um data center.
Em seguida deve-se adquirir os racks para acomodação dos servidores físicos e ativos de rede, bem como contratar pessoal especializado para montagem e instalação destes equipamentos.
Os sistemas que farão a operação destes recursos também devem ser adquiridos e devidamente implementados por especialistas.
Além da implementação, toda essa estrutura deve ser mantida sob rotinas de manutenção preventiva e corretiva, acompanhamento de garantias e demais tarefas que mantenham o data center no ar.
Você, com certeza, já viu data centers sem estrutura adequada rodando em várias empresas, mas, será que o risco vale a pena?
Já no cloud computing de um provedor, você não precisa se preocupar com nada disso. A exemplo do Cloud da CL9, basta escolher qual tipo de serviço deseja e em minutos sua infraestrutura está no ar.
Além da agilidade, é possível escalar e mover todos os seus serviços de cloud para datacenters de sua escolha ao redor do mundo, de acordo com as necessidades dos seus clientes, legislação ou custo-benefício.
Atualizações e conhecimento técnico
Todos os sistemas e equipamentos da estrutura On Premise precisam ser mantidos e atualizados constantemente.
Especialistas devem ser contratados para realizar as devidas prevenções contra falhas de segurança e correção de bugs de sistemas.
Já no cloud, seu foco é único e exclusivo no seu business.
Na CL9, a maioria das atividades de atualização e correção são automatizadas.
Para as demais atividades que demandarem atendimento personalizado, a CL9 conta com um time de especialistas de alto nível para resolver tudo o mais rápido possível dentro de contratos de SLA.
Financeiro
O custo de estrutura para comportar um data center dificilmente fica abaixo dos sete dígitos, isso apenas na implantação.
O gasto anual de manutenção de um data center e suas demandas especializadas podem chegar facilmente a 30% do custo de implantação.
Já no cloud da CL9, a única preocupação financeira é realizar o pagamento do que for utilizado no período.
Segurança
Além da parte tecnológica, é preciso investir em segurança contra acesso físico indevido, roubos, incêndios e backups.
A solução em cloud permite que seus dados fiquem seguros e protegidos, sem riscos de desastres físicos ou extravios e acessos indevidos.
Agora que você já sabe que as soluções em cloud são mais viáveis em relação às On Premise, conheça as soluções da CL9 Tecnologia. Temos o que você precisa para focar no que realmente interessa, o seu negócio, o resto deixa com a gente!
(Imagens: divulgação)