Conheça os três diferentes tipos de cloud
Atualmente, o termo cloud é muito utilizado para definir serviços que são entregues a partir da internet e, por isso, estão disponíveis para qualquer dispositivo que tenhamos em mãos.
Claro que o conceito que conhecemos pegou, pois, é o mais disseminado no meio dos usuários.
Mas, é preciso entender que o conceito se estende a quem mantém essa estrutura.
Esses profissionais também utilizam de mecanismos e conceitos de cloud em sua própria manutenção.
Assim, o cloud mantém sua capacidade de processamento e armazenamento em constante ampliação.
Por isso, a sua definição é muito relativa à forma com que seus benefícios são obtidos.
Existem várias definições de mercado para esses serviços, sendo que podemos abordá-las em três macro tipos para um melhor entendimento:
- Cloud privada,
- Cloud pública;
- Cloud híbrida.
Quer saber mais sobre cada uma delas? Continue lendo nosso post!
Cloud Privada
A cloud privada é aquela que você mantém, ou seja, quando sua empresa compra servidores, estrutura-os em um data center privado dentro de suas dependências e, por fim, aplica técnicas que viabilizam uma administração de recursos sob demanda.
Nesses casos, é muito comum o uso de virtualização para distribuir processamento, memória e armazenamento para seus serviços.
A escalabilidade, inclusive, é um dos pilares da nuvem.
O mesmo vale para as possibilidades de migrações, failover, rollback, entre outras que a virtualização proporciona.
A arquitetura de microsserviços também vem sendo muito aplicada, praticamente tudo que você acessa de serviços sob demanda de streaming vem de microsserviços, inclusive, serviços de cloud.
Cloud Pública
Conforme falamos, hoje a própria nuvem provê serviços de cloud para o público.
Essa retroalimentação é possível graças ao compartilhamento de recursos entre vários clientes.
Compartilhar recursos de uma nuvem pública não só reduz o custo final para seu negócio, como afeta diretamente os paradigmas de sustentabilidade.
Por sustentabilidade deve-se entender toda a questão ambiental, geográfica e continuidade.
O cloud público é quando você aluga capacidade de processamento, armazenamento e memória de um provedor.
Isso pode ser em capacidade bruta, onde você administra o sistema operacional e os microsserviços que vai implantar, ou quando obtém um serviço específico já moldado para a aplicação que precisa ser servida.
No fim das contas, você quem decide!
Pode-se alugar um servidor com 4 processadores e 8 gigas de ram com 80 gb de armazenamento por um valor fixo, ou simplesmente alugar um serviço de Cloud App para seu site em WordPress que escala (aumenta ou diminui) o processamento, memória e disco de acordo com o uso.
Os benefícios da cloud público são inúmeros, principalmente se sua empresa não tem como atividade principal manter data centers.
Isso porque o custo mensal de uma estrutura de data center, por menor que seja, pode sustentar tranquilamente a contratação de alguns anos de cloud.
Cloud Híbrida
Quando se aplicam os conceitos de cloud pública (onde os dados não ficam nas dependências da sua empresa), mas, ficam em servidores dedicados exclusivamente ao seu negócio, localizados em um data center remoto, obtemos uma das possibilidades de cloud híbrido.
Para a cloud ser considerada híbrida, sua empresa também precisa dividir serviços entre clouds internos e externos, seja para balancear carga entre clientes internos e externos ou ter um failover caso uma das estruturas falhe, ou ainda uma replicação por vários data centers ao redor do mundo.
O importante é notar que precisa haver uma interface de conexão entre o ambiente público e privado, caso contrário, você somente terá uma cloud pública e privada separada, mas, não, uma híbrida.
As possibilidades de uso dos conceitos de cloud só dependem da criatividade de quem os aplica.
A CL9 Tecnologias possui várias soluções de Cloud. Com a gente você pode controlar sua estrutura utilizando nossos painéis administrativos, independente do dispositivo que tiver em mãos. Entre em contato conosco e faça um orçamento!
(Imagens: divulgação)