Conheça as principais tendências de TI para 2023
Depois de três anos de muitas dificuldades e dúvidas, finalmente parece ser possível desenvolver um plano estratégico baseado nas tendências de TI para o ano que se aproxima.
Os anos de 2020, 21 e 22 não foram fáceis, pois as dúvidas colocaram qualquer planejamento em risco. A pandemia do Coronavírus provocou mudanças no setor tecnológico de forma rápida e impactante.
Segundo estudos publicados pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), foram observados no mercado durante esse período:
- antecipação do processo de Transformação Digital,
- aquisição de dispositivos digitais jamais visto no país,
- avanço no uso dos smartphones para transações bancárias, compras e acesso às redes sociais,
- crescimento do número de pessoas estudando de forma remota,
- consolidação do home office,
- aumento nos investimentos de TI por parte das empresas.
Diante dessas informações, o ano de 2023 promete avanços ainda maiores, quando algumas tendências de TI farão parte da realidade de muitas empresas.
Para ajudá-lo a esse respeito, desenvolvemos esse conteúdo apresentando o que esperar no novo ano e a atenção que o seu empreendimento deverá ter com relação a essas tecnologias. Continue lendo e saiba mais sobre esse interessante assunto!
Quais são as principais tendências de TI para 2023?
Algumas das tecnologias que apresentamos na sequência como tendências de TI para o ano de 2023 já estão presentes em muitas empresas, no entanto, receberão maior atenção e estarão de alguma forma fazendo parte do cotidiano do seu negócio. Vamos conhecê-los:
Metaverso
O Metaverso foi criado e ganha cada vez mais espaço, onde uma vida digital está sendo adotada por milhões de pessoas em todo o mundo.
Essa “segunda vida” faz com que um novo mercado se concretize, onde criptomoedas passam a circular e fazem nascer uma economia própria.
Diante dessa realidade, muitas empresas já estão desenvolvendo soluções que geram novas oportunidades e preparando-se para participar ativamente do incrível mundo virtual que se torna realidade.
Internet das coisas
A internet das coisas é outro assunto que ganha cada vez mais importância e conquista uma grande parcela dos investimentos de empresas e pessoas.
Objetos que se comunicam e que agem de forma automática estarão cada vez mais próximos da realidade da sociedade.
Os processos industriais estarão cada vez mais ligados a IoT, onde linhas de produção estarão operando sem a intervenção humana e muitas novidades surgirão para garantir o conforto da população.
Hiperautomoção
A hiperautomação diz respeito a combinação das seguintes tecnologias:
- Inteligência Artificial,
- Machine Learning,
- Internet das Coisas.
Trata-se de tecnologia que, além de desenvolver os processos de forma automática, aprende a partir das experiências e toma decisões baseado em fatos, sem que exista qualquer intervenção humana.
Sistema Imunológico Digital
Tal qual funciona no corpo humano, a tecnologia também estará adotando o Sistema Imunológico Digital.
Isso significa que sistemas operacionais, aplicativos, programas e ERPs estarão criando “anticorpos” que evitam o ataque de vírus e da ação de criminosos, protegendo um dos maiores patrimônios da sua empresa: a informação.
Internet 5G
Por fim, a tecnologia 5G continua sendo implementada no Brasil e deverá alcançar todas as regiões do país.
Isso significa:
- aumento de dispositivos conectados à rede,
- melhoria expressiva da comunicação,
- disponibilidade de novos produtos e serviços digitais.
Sua empresa já está avaliando de que forma poderá participar e melhorar seus resultados a partir das novas tecnologias que estarão ganhando espaço em 2023?
Como usuário (cliente) ou oferecendo soluções (fornecedor), o fato é que seu empreendimento terá que se adaptar às tendências de TI para continuar competitiva e buscar por novas oportunidades que podem modificar completamente a trajetória dos negócios.
Agora que você já sabe o que esperar para 2023, leia nosso post que apresenta o que considerar para escolher entre nuvem pública, privada ou híbrida!
(Imagens: divulgação)