A sigla IOPS é originária do inglês Input/Output Operations per Second, ou seja, operações de entrada e saída por segundo.
Trata-se de uma importante métrica utilizada para verificar o desempenho de leitura e gravação em dispositivos de armazenamento.
Diversos fatores podem causar lentidão em aplicações corporativas, mas em cenários de alta demanda de I/O o gargalo costuma estar no armazenamento.
Quando a infraestrutura não sustenta o volume de operações de leitura e gravação, o sistema passa a acumular filas de I/O, elevando a latência e derrubando o desempenho de aplicações críticas, como bancos de dados, ERPs e e-commerces.
A solução Cloud Nytro é uma excelente opção para empresas que operam workloads com alta demanda de IOPS, garantindo alta performance de I/O e estabilidade para aplicações que não podem parar.
IOPS explicado

O sistema IOPS, conforme vimos, mede a quantidade de operações de entrada e saída em um dispositivo de armazenamento.
Trata-se de uma métrica indispensável, pois IOPS ajuda a medir a capacidade do armazenamento em sustentar um alto volume de operações por segundo. Para uma análise completa, é importante considerar também latência (tempo de resposta por operação, em milissegundos) e throughput (volume de dados transferidos por segundo, em MB/s).
Os problemas verificados com relação a esses dois eventos afetam a velocidade de aplicações críticas, como banco de dados e e-commerces.
Portanto, é um problema sério para empresas que pretendem ser competitivas e desejam obter sucesso em suas operações, uma vez que, de acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 72% dos consumidores desistem de comprar de um site quando a experiência de navegação é ruim.
Como funciona o Cloud Nytro e por que ele acelera operações intensivas?
A plataforma Cloud Nytro foi desenvolvida para atender a esses gargalos, oferecendo alta performance de I/O com baixa latência e consistência sob carga, reduzindo atrasos em operações intensivas de leitura e gravação.
Sua performance é 4 vezes superior a de um SSD Enterprise.
Trata-se da tecnologia Nytro da Seagate, uma poderosa ferramenta que usa DuraWrite para compactar dados, possuindo ainda as seguintes características:
- latência – menor que 0,1 ms (usando SSD NVMe dedicado),
- eficiência energética – alta, por utilizar a tecnologia DuraWrite,
- vida útil – prolongada,
- tecnologia de compressão – DuraWrite (reduzindo o volume de gravações),
- desempenho em cargas de trabalho – excelente,
- MTBF – superior a 2 milhões de horas,
- consistência de desempenho – alta (mesmo sob carga pesada).
Esse conjunto de características reduz os gargalos de acesso a dados nos ambientes corporativos, sendo a solução ideal para empresas que possuem um alto volume de IOPS.
Benefícios do Cloud Nytro para empresas que exigem alta performance em sistema IOPS

Se a sua empresa possui um alto volume de IOPS, é importante avaliar e conhecer detalhes da solução Cloud Nytro da CL9 Tecnologias.
Essa tecnologia proporciona alto desempenho em workloads transacionais, que exigem grande volume de operações simultâneas de leitura e gravação, com baixa latência e consistência de desempenho.
A memória flash é outro detalhe que surpreende os profissionais do setor, garantindo que desafios sejam superados e a vida útil dos dispositivos de armazenamento alcancem índices bem acima do padrão.
Além do mais, essa solução oferece outros benefícios que facilitam tomadas de decisões e viabilizam o TI das empresas, uma vez que disponibiliza:
- escalabilidade rápida,
- alta disponibilidade,
- proteção de dados,
- custo sob demanda,
- integração com ambientes híbridos para suportar workloads críticos.
Agora que você possui mais dados sobre as possibilidades existentes em termos de soluções para empresas com alto volume de IOPS, vale a pena entrar em contato para saber mais do Cloud Nytro da CL9 Tecnologias!
(Imagens: divulgação)
