Falhas críticas: como prevenir nas aplicações?
Tudo que pode tornar o seu serviço indisponível para o usuário final pode ser considerado como crítico.
Se sua aplicação, por algum motivo, deixar de entregar o objeto de sua existência, seu usuário não recebe o que busca e podemos considerar que houve uma falha crítica nela.
Para evitar falhas críticas, algumas medidas podem ser tomadas e é isso que vamos mostrar no nosso post. Continue lendo!
Como uma falha crítica pode acontecer?
Um terremoto, uma inundação ou qualquer outro tipo de desastre natural que atinja o data center onde sua aplicação está hospedada pode torná-la indisponível.
Além disso, ataques DDOs direcionados à região do seu data center também podem causar indisponibilidade por horas.
Uma hora de indisponibilidade de uma aplicação pode significar perdas intangíveis, tanto em dinheiro quanto em credibilidade da imagem de uma empresa.
Afinal, qual cliente confiaria em uma empresa que está literalmente fora do ar?
O que pode ser feito para evitar uma falha crítica
Existem vários métodos para recuperar sua aplicação.
Cada um leva um tempo específico para trazer tudo de volta ao alcance dos usuários:
Backup
Quando nada mais adiantar, esse é o recurso acionado para recuperar suas informações.
O backup geralmente é feito diariamente e retido de forma segura por um determinado tempo.
Por se tratar de um recurso que é armazenado em mídias seguras (e lentas) e, geralmente, em outro lugar distante do data center, recuperar um backup pode levar horas ou dias, dependendo de quanta informação deverá ser recuperada.
Redundância
Quando se tem várias instâncias da sua aplicação rodando em diferentes hosts, ganha-se não só em performance, mas em disponibilidade.
Se uma instância sofrer qualquer problema crítico e ficar indisponível, o tráfego é direcionado para instância saudável e tudo segue funcionando.
Este é um dos métodos mais eficientes de se evitar uma falha, o problema é que nem todas as aplicações suportam redundância, pelo menos não de forma simples.
Além disso, existem casos onde a falha crítica, muitas vezes externa a aplicação, pode afetar as demais instâncias e acabar com a eficácia da redundância.
Disaster Recovery
Quando uma falha crítica ocorre, o tempo de recuperação passa a ser o fator crítico do negócio que a aplicação suporta, torna-se necessário utilizar o Disaster Recovery.
Esse serviço pode proteger a redundância de suas aplicações e evita que seja necessária a utilização de backups no processo de recuperação.
O Disaster Recovery da CL9 Tecnologias replica os dados do seu cloud para data centers remotos de sua escolha protegendo suas aplicações de grandes períodos de indisponibilidade causados por qualquer circunstância.
Com este serviço, seus dados e aplicações ficam acessíveis novamente em minutos, em vez de horas (ou dias) para os casos em que um backup precise ser restaurado, viabiliza-se também a manutenção programada sem downtime.
O DraaS da CL9 Tecnologias atua protegendo seus dados em tempo real, replicando-os para um data-center remoto que poderá ser ativado e tomar o lugar do data center principal em tempo hábil para reduzir o impacto da indisponibilidade de uma aplicação.
Conheça agora mesmo o Disaster Recovery da CL9 Tecnologias e proteja suas aplicações de forma simples e objetiva, trazendo confiabilidade para a infraestrutura que suporta suas aplicações.
(Imagens: divulgação)