CDN: o que é e por que usar?
Ter um site nos dias atuais é tão comum que não chega a ser algo que dê vantagem competitiva às empresas.
O que realmente importa é a experiência dos seus clientes durante o acesso ao seu site, desde o momento em que ele busca um produto, formas de contatar sua empresa e até mesmo o fechamento de uma compra.
Isso envolve o visual, ergonomia, fluxo e muitas outras situações que são de praxe em um website.
Infelizmente, ao implementar uma série de tecnologias e recursos visuais que enriquecem a experiência do usuário final, pode-se reduzir drasticamente a performance.
Se seu site demora mais de 3 segundos para entregar uma página, é bem provável que você já tenha perdido o cliente e isso é um grande problema para qualquer empresa, afinal, foi gasto tempo e dinheiro para criar o design, os recursos de navegação e tudo mais.
Então, o que fazer para que seu cliente usufrua dos recursos que você preparou para ele de forma otimizada, tanto para o usuário final quanto para sua empresa (que investe nessa estrutura e precisa mantê-la rentável)? Use CDN!
É sobre isso que vamos falar no post de hoje, continue lendo e saiba o que é e porque usar CDN na sua empresa.
O que é e o que faz uma CDN?
Do inglês, Content Delivery Network, a CDN é uma rede de entrega de conteúdo.
Essa rede visa cuidar da distribuição de elementos estáticos do seu site, de forma otimizada geograficamente.
Além disso, implementa recursos de cache e formatação da entrega do conteúdo, reduzindo a carga em seu servidor de aplicação e aumentando seu desempenho.
Entre as vantagens de usar a CDN estão:
Tempo de carregamento da página
Quando utilizando uma CDN, o conteúdo do seu site será entregue pelo servidor mais próximo do cliente.
Se seu site está hospedado em São Paulo, ao ser acessado por um cliente de Manaus, a CDN entregará o conteúdo estático do site através do servidor mais próximo, situado em Belém, por exemplo.
Considerando que a CDN já possui todos os conteúdos do seu site “cacheados”, a carga gerada por milhares de acessos simultâneos ficará distribuída pela rede da CDN, reduzindo o custo de processamento no servidor da aplicação.
Na prática, o tempo de carregamento de seu website será satisfatório ainda que o usuário não tenha uma boa qualidade em sua conexão com a internet.
Capacidade de suportar picos de acesso
Quando o conteúdo do seu site passa a ser entregue via CDN, a carga ficará distribuída dentro da rede.
Na prática, isso significa que o servidor da CDN, com maior capacidade de entrega de conteúdo é o que irá responder à solicitação do usuário.
Esse balanceamento natural da CDN evita dores de cabeça aos mantenedores de sites, uma vez que acaba por dispensar upgrades de recursos de servidores.
Tais upgrades muitas vezes podem não ocorrer em tempo hábil e ainda causar downtime no website.
Redução do impacto de ataques DDOS
Quando ocorre um ataque DDOS, se seu website estiver sendo acessado a partir de uma única fonte, a concorrência será tamanha que o ataque terá sucesso.
A distribuição de acesso ao conteúdo do seu site ajuda sua aplicação a suportar esses períodos.
Além de evitar que seu site saia do ar, a equipe mantenedora da CDN irá mitigar o ataque sem que você tenha que se preocupar com implementações de segurança em seu servidor.
Redução de custos com hospedagem
As mais variadas situações podem exigir o aumento do custo de hospedagem da sua aplicação ou website, como suportar uma maior quantidade de acessos simultâneos de clientes ou de ataques DDOS, o aumento de conteúdo fornecido, etc.
A CDN torna esses upgrades dispensáveis por muito mais tempo, graças a sua arquitetura distribuída que literalmente retira a carga do seu servidor e a transpõe para rede de entrega de conteúdo.
Agora que você já sabe o que é e todas as vantagens de utilizar uma CDN, opte pela melhor solução.
A CDN da CL9 Tecnologias está distribuída em 43 países, 113 cidades e 170 locais. Tudo isso controlável através de um painel de controle fácil de usar.
Para mais informações baixe nosso datasheet ou, se preferir, entre em contato conosco.
(Imagens: divulgação)