Melhores práticas para garantir a segurança em ambientes cloud computing
Não existem mais dúvidas que o cloud computing é a melhor opção de TI para empresas que desejam diminuir os custos e melhorar a qualidade dos serviços que envolvem a disponibilidade de informações para os colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros de negócios.
De acordo com uma pesquisa realizada pela IDC, a nuvem é a tecnologia prioritária a ser implantada nas empresas na atualidade, ficando à frente da:
- inteligência artificial (IA),
- machine learning,
- IA generativa.
Diante desse fato, surge outro ponto importante a ser avaliado, ou seja, a garantia da segurança desses ambientes.
Infelizmente, a falta de cuidado com esse assunto propicia aos hackers ações que causam prejuízos milionários às empresas.
Neste post, apresentaremos as melhores práticas para garantir a segurança em ambientes de cloud computing. Continue a leitura e conheça detalhes a esse respeito!
5 maneiras de melhorar a segurança em ambientes cloud computing
Não há como sua empresa não estar conectada à rede mundial de computadores, uma situação necessária tanto para quem possui um ambiente de TI local e próprio, como também para os empreendimentos que optam pela solução de cloud computing.
Nesse segundo caso, objeto deste conteúdo, é fundamental que alguns cuidados sejam tomados, para que seja perfeitamente possível evitar a ação de criminosos. Para isso, sua empresa precisa contar com:
Criptografia de dados
A criptografia de dados consiste em impedir que pessoas não autorizadas consigam compreender o conteúdo armazenado ou em trânsito.
Isso significa que apenas os usuários que tiverem uma chave de descriptografia é que conseguirão interpretar essas informações, uma maneira inteligente de evitar que os dados sejam utilizados para operações criminosas.
Controle de acesso rigoroso
Outro ponto a ser observado e que precisa ser priorizado está no absoluto controle dos usuários que tentam ter acesso ao banco de dados da empresa.
Para isso, deve-se implementar políticas de controle como:
- autenticação multifator,
- gerenciamento de permissão.
Os riscos são minimizados, evitando que acessos não autorizados tenham êxito.
Monitoramento contínuo
Os ambientes cloud computing precisam ser constantemente monitorados.
Existem ferramentas de análise e de alertas que identificam possíveis ameaças e impedem que tenham acesso à plataforma.
Essas soluções trabalham em tempo real e avaliam as tentativas de acesso e a ação de usuários não autorizados, registrando dados a respeito para uma investigação futura.
Atualizações e patching regulares
As atualizações e patching precisam ser constantemente verificadas, uma vez que essa ação consegue manter os sistemas e softwares sempre protegidos.
Trata-se de novas versões e releases que mantêm sistemas de segurança sempre atualizados, garantindo a proteção para possíveis vulnerabilidades que já são conhecidas.
Backup e recuperação de dados
Por fim, além de todas essas ações que podem ser automatizadas e acompanhadas por profissionais experientes e capacitados, é de suma importância que o processo de backup e recuperação de dados estejam sempre disponíveis no caso de algum problema.
Portanto, mesmo que uma invasão possa ocorrer, rapidamente é possível restaurar todos os dados, evitando que criminosos possam vir a pedir resgates para a liberação das informações, uma ação conhecida como ransomware.
Além disso, torna-se também viável um retorno à normalidade mesmo diante de alguma situação que envolva algum tipo de desastre.
Como se observa, é perfeitamente possível garantir a segurança em ambientes de cloud computing, entretanto, é fundamental contar com empresas que tenham capacidade e domínio tecnológico para oferecer recursos atualizados e efetivos para todas essas situações.
Vale a pena, portanto, contar com a CL9 Tecnologias, uma empresa especializada no assunto e que desde 2011 oferece o que existe de melhor quando o assunto envolve computação em nuvem.
(Imagens: divulgação)