Tipo de servidores de rede: quais são os principais e como escolher um?
Muitos profissionais de TI e executivos perguntam que tipo de servidores devem ser utilizados em suas empresas.
O fato é que existem algumas opções, atendendo a características e necessidades específicas, portanto, para se obter a resposta correta é preciso conhecer cada um deles.
Além disso, a escolha pela opção ideal precisa considerar alguns pontos importantes, tais como:
- desempenho,
- orçamento disponível,
- crescimento e escalabilidade do projeto ou negócio.
As opções existem precisam ser avaliadas de forma criteriosa, observando as vantagens e desvantagens apresentadas por cada uma delas.
Para ajudá-lo a responder a respeito do tipo de servidores de rede que atendem as necessidades da sua organização, preparamos este post apresentando detalhes sobre o assunto. Continue lendo e confira!
Tipo de servidores:
Quando se fala em tipo de servidores, chega-se a 4 soluções que estão disponíveis no mercado e que vamos apresentar a seguir.
Dedicado
O servidor de rede dedicado é aquele que atende com exclusividade apenas os interesses da empresa que o contratou.
Isso significa que apenas os dados do contratante estarão disponíveis, no entanto, as responsabilidades da administração e manutenção também ficam sob a sua responsabilidade.
Compartilhado
O tipo de servidores voltados à divisão de recursos e custos é conhecido como compartilhado.
Nesse caso, um espaço é reservado à empresa contratante no servidor, porém, os recursos são divididos com outras organizações que também contrataram esse serviço.
VPS
O VPS, sigla inglesa para Virtual Private Server, é um servidor virtual localizado em uma máquina física.
Trata-se de uma solução intermediária entre as duas primeiras, uma vez que é possível ajustar os recursos de acordo com as necessidades da sua empresa, dividindo-se os custos com outras contratantes desse sistema.
Nuvem
Por fim, chegamos à nuvem, conhecida também como cloud, ou seja, não existe um servidor físico, portanto, os dados do seu negócio estão hospedados em algum local do planeta.
Essa solução vem conquistado a preferência do mercado, pois, segundo uma pesquisa realizada pela Foundry, em junho de 2022, 69% das empresas aceleraram a sua migração para a nuvem no último ano.
Isso se dá em função da busca na redução de custos de TI, aprimoramento do desempenho e segurança dos aplicativos e dados.
Uma das maiores dúvidas de muitos empreendedores e executivos diz respeito à segurança que esse modelo oferece, no entanto, como vimos na pesquisa, esse assunto é o que leva milhares de empresas a optarem pela migração.
Os datacenters que fazem a hospedagem em nuvem possuem recursos de segurança muito superiores aos observados em outros modelos de serviços, pois disponibilizam:
- recursos de criptografia para a proteção dos dados,
- blindagens de acesso através de firewall gerenciáveis,
- monitoramento constante por equipes de profissionais qualificadas.
Como escolher um tipo de servidor?
Quando se discute sobre o tipo de servidores de rede a serem adotados por uma organização, a migração para cloud é sempre lembrada.
Além do apresentado anteriormente, a nuvem também possibilita:
- escalabilidade segundo a necessidade da empresa contratante,
- inexistência de períodos off-line em função de servidores com falhas,
- liberdade na escolha do sistema operacional desejado.
De modo prático, a opção pelos servidores em nuvem é caracterizada pela distribuição do processamento, o que significa que os dados e aplicativos estão localizados em diversos computadores físicos.
Já as três primeiras opções, tem por característica comum que todo o processo ocorra em apenas um servidor físico.
É importante destacar que existem possibilidades de um servidor em nuvem superar a performance de um dedicado.
Agora que você tem informações a respeito, é possível decidir pelo tipo de servidores que podem ser contratados por sua empresa. Para facilitar ainda mais essa análise, conheça as soluções oferecidas pela CL9 Tecnologias e conte com nosso apoio!
(Imagens: divulgação)